PRF detém homem com aves silvestres na Serra das Araras, em Piraí

0

PIRAÍ

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) detiveram na sexta-feira, dia 5, um homem, de 41 anos, transportando em uma camionete 28 aves da fauna silvestre brasileira, Saltador Similis, nome popular Trinca Ferro. A apreensão aconteceu no km 227 da Via Dutra, na pista de sentido Rio de Janeiro, no Posto PRF de Caiçara, na Serra da Araras.

Aves seriam vendidas em Cabo Frio, na região dos Lagos-Divulgação PRF

A equipe da 7ª Delegacia da PRF fazia fiscalização de combate ao crime, quando abordaram uma caminhonete Ford/Ranger, cor branca, tendo dois homens como ocupantes, que informaram estar vindo de Itaim Paulista, distrito de São Paulo (SP), seguindo para Cabo Frio, região dos lagos do/RJ. No veículo, os policiais observaram diversas gaiolas com pequenas divisões cobertas por panos, onde estavam sendo transportadas os pássaros que estavam agitados e com restrição de movimentos. Questionados sobre a origem das aves, o passageiro, informou ser o responsável por elas e disse que não possuem anilhas ou documentação legal. “Ele contou que comprou os pássaros por R$50 cada um, de um criador ilegal em Itaim Paulista. As aves seriam comercializadas em Cabo Frio por R$ 130 a unidade. O homem ainda contou que é proprietário de um criadouro e, posteriormente colocaria anilhas nas aves, de forma irregular e ilegal, para fazê-las passar por animais legalmente adquiridos”, contou um policial rodoviário.

Os policiais deram voz de prisão ao homem por crime ambiental e maus tratos. O homem foi encaminhado para a 94ª Delegacia de Polícia (DP) de Piraí para as providências cabíveis. Após apreciação da autoridade policial foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência para criador que assinou se comprometendo a comparecer à Justiça, sendo liberado para responder processo em liberdade.

Os agentes fizeram contato com a Agência de Meio Ambiente de Resende (AMAR), que enviou uma equipe do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal para dar encaminhamento das aves para avaliação veterinária e posteriormente ao órgão ambiental competente.

Deixe um Comentário