Sul Fluminense
Um grave acidente envolvendo um caminhão que transportava etanol hidratado interditou completamente a pista de descida da Serra das Araras, no Sul Fluminense, na manhã desta sexta-feira, 3. O tombamento do veículo provocou vazamento da carga, que se incendiou e se espalhou pela vegetação ao redor.
O Corpo de Bombeiros do RJ (CBMERJ) controlou as chamas, mas ainda há risco, pois parte do etanol permaneceu no tanque do caminhão. Uma equipe especializada foi acionada para realizar o transbordo da carga, procedimento previsto para ocorrer por volta das 13 horas. A liberação total da pista deve ocorrer somente no final da tarde ou início da noite.
O condutor, um homem de 52 anos, foi socorrido em estado gravíssimo e encaminhado ao Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, unidade especializada no tratamento de queimados. Ele passou por cirurgia e permanece no CTI com cerca de 90% do corpo queimado.
Devido ao acidente, a PRF acionou o plano de contingência, mantendo a pista de subida em mão dupla e iniciando o sistema de “pare e siga” para o tráfego. Até o início da tarde, os congestionamentos registrados eram de 22 km no sentido Norte e 12 km no sentido Sul da Serra.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também foi informado sobre o derramamento de etanol, para acompanhamento do possível impacto ambiental.
A PRF reforça a necessidade de cautela para motoristas que precisarem passar pela Serra das Araras e recomenda atenção à sinalização e ao sistema de “pare e siga”.