PRF apreende araras e papagaios em caixas de papelão na Dutra, em Itatiaia

0

ITATIAIA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na madrugada desta quinta-feira, dia 14, na Via Dutra, em Itatiaia, cerca de 120 aves sendo transportadas irregularmente e em situação de maus-tratos. As araras e os papagaios estavam amontoados em caixas de papelão, sem nenhuma ventilação, no banco traseiro e no porta-malas de um carro que foi parado pelos agentes da PRF.
A equipe da PRF realizava fiscalização de combate ao crime relativa à Operação Égide, que teve início no dia 1º de outubro nas rodovias federais fluminenses. As ações visam o combate ao roubo de cargas, veículos e coletivos e também ao tráfico de drogas e armas. Esse flagrante ocorreu no km 318 da Dutra, por volta das 3h30minquando, quando os agentes abordaram um veículo Fiat/Argo, locado, com o motorista e um carona. Durante vistoria no veículo, os agentes encontraram as aves silvestres amontoadas. Questionados, os dois homens teriam alegado que adquiriram as aves em Uberaba (MG) e que elas seriam revendidas em feiras clandestinas no Rio de Janeiro.
Os dois homens foram detidos e levados para 99ª Delegacia de Polícia (DP) de Itatiaia e autuados por crime ambiental. Eles assinaram um termo se comprometendo a comparecer sempre que chamados pela Justiça e foram liberados para responderem em liberdade. Já o carro ficou apreendido.
As aves serão encaminhadas para avaliação veterinária e, em seguida reintroduzidas à natureza. Vale lembrar que, no mercado paralelo, as araras e os papagaios podem ser vendidos por valores que variam de R$ 2 mil a R$ 15 mil.

error: Conteúdo protegido !