>
renascer ead digital

Previsão de fortes chuvas coloca em alerta Defesa Civil de Barra Mansa e Angra dos Reis

Com a possibilidade de ventos intensos e chuvas volumosas, variando entre 150 a 200 milímetros, as duas cidades estão em estado de observação e com suas equipes de prontidão

Por Roze Martins
13 11 2024 defesa civil, fiscalização e Área de risco 28 foto iam martins
728x90 refis

SUL FLUMINENSE E COSTA VERDE

Devido a uma frente fria que deve avançar pelo Brasil, nesse primeiro final de semana de abril, entre sexta-feira, dia 4, a domingo, dia 6, institutos de meteorologia estão prevendo fortes temporais para todo o Estado do Rio, principalmente algumas cidades do Sul Fluminense, como é o caso de Barra Mansa e Angra dos Reis, na Costa Verde. Com a possibilidade de ventos intensos e chuvas volumosas, variando entre 150 a 200, a Defesa Civil das duas cidades está em estado de observação, com suas equipes de prontidão para possíveis intercorrências,

Em Barra Mansa, conforme disse o coordenador da Defesa Civil, João Vitor Ramos, o órgão tem feito monitoramento constante, desde quando recebeu as informações da frente fria que, segundo ele, vai influenciar diretamente a questão de chuvas para os próximos dias. Segundo ele, embora alguns vídeos que estejam circulando nas redes sociais apontem chuvas de 600 milímetros, essa não é a realidade para o município, onde o volume expressivo deve ocorrer entre sexta-feira e sábado.

“Não estamos trabalhando com essa previsão de milímetros, mas sim com informes e alertas emitidos pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nossa estimativa é de chuvas de 1050 a 200 milímetros na nossa região, o que é um volume expressivo, mas bem abaixo do que está sendo vinculado”, esclareceu o coordenador.

De acordo com ele, entre as medidas que já estão sendo tomadas inclui-se o monitoramento das áreas de risco, que já seria intensificado a partir desta quinta-feira, dia 3, além das emissões de alertas para a população através de SMS, que também vai ocorrer entre esta sexta-feira e domingo.

“Todo o efetivo da defesa da Defesa Civil está de prontidão, além dos agentes que estarão de plantão, o restante da equipe está de sobreaviso para atuar em frente a qualquer situação diversa que possa acontecer.  Além disso, também o plano de contingência municipal, todas as secretarias que compõem esse plano de contingência municipal, já estão com seu efetivo também em alerta e todas para que a prefeitura possa tomar todas as medidas necessárias para trazer uma resposta rápida para a população”, destacou.

Sirenes estão em funcionamento nas áreas de risco

Para garantir a segurança no município, caso haja uma situação de anormalidade, João Vítor garantiu que todos os equipamentos de sirene estão ativos e em perfeito funcionamento. Com isso, ele pede para que a população fique atenta nas áreas que possuem a sirene e que, se houver acionamento, que todos saiam imediatamente do seu imóvel e se dirijam para o ponto de apoio. Outra orientação do coordenador, é para que as pessoas façam o cadastro do celular para recebimento dos alertas.


Ele informou que até esta quinta-feira, dia 3, todos os rios da cidade estavam dentro da cota de segurança, no entanto, diante da previsão de chuvas fortes e contínuas, a população que vive próximo desses locais, principalmente próximos a rios e córregos, deve ficar atenta.

“As pessoas que estão nas áreas de encosta devem observem bem a vegetação dessa encosta, se há postes ou cercas com inclinações, evitar trafegar em áreas alagadas, tanto a pé ou com o seu veículo, não procurar abrigo debaixo de árvores ou de torres de energia, e ficar atento, principalmente aos locais que têm sirene, essas recomendações que a gente deixa para a população em caso de emergência”, orientou João Vitor, ao acrescentar que o contato com a Defesa Civil pode ser feito pelo 199 ou pelo WhatsApp,  que é o 24-981-213427. Para receber o SMS é só o morador enviar o CEP da sua localidade para o número 40199.

Volume de chuvas na Costa Verde pode chegar a 250 milímetros

As cidades de Angra dos Reis e Paraty também estão em alerta para chuvas nos próximos dias, onde os acumulados devem ficar entre 250 milímetros nos próximos três dias, segundo o Clima Tempo. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Angra dos Reis, Lauro de Oliveira, o órgão está em estado de observação devido ao aviso meteorológico enviado pelo Inmet e todas as ações já estão sendo tomadas, entre elas o sobreaviso de todo o contingente e a ativação de todo o sistema de alerta.

Nesta quinta-feira, segundo ele, a Prefeitura de Angra convocou uma reunião com todos os secretários responsáveis pela gestão de crise, para alinhar todas as estratégias para minimizar os impactos que possam ser causados pelos temporais.

“Nós pedimos principalmente, não só Angra dos Reis, mas também as cidades vizinhas como Paraty, Mangaratiba, Rio Claro, Cunha, Bananal, Barra Mansa, Volta Redonda, também estejam atentas. As possibilidades são de chuvas volumosas no intervalo entre 24 e 96 horas. São apenas previsões, mas nesta sexta-feira nós teremos mais uma reunião com o Cemaden e passaremos novas informações mais precisas”, acrescentou.

Segundo ele, a princípio a Defesa Civil pede que cuidados básicos sejam tomados por toda a população, principalmente o pessoal que sai de barco, já que existe possibilidade de rajadas de vento. O órgão também orienta que condutores evitem pegar estradas devido ao risco com quedas de árvores e fiquem atentos aos deslizamentos de encosta.

“Mesmo sendo apenas previsões, todos devem ficar em alerta. Nesta sexta-feira, faremos novas atualizações de acordo com o que nos for repassado pelo Cemaden”, disse.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos