>
728x90 vacina (1)

Previsão aponta possibilidade de ventos de 80 quilômetros por hora no Estado

Por Carol Macedo
bnr am aniv barra mansa 970x150

SUL FLUMINENSE

Foi lançado alerta pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) de fortes chuvas com possibilidade de enxurradas e alagamentos no Centro-Sul do Estado Rio de Janeiro de hoje até sábado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também fez o alerta de condições severas para o Estado. Isso por conta da atuação de áreas de instabilidade, aproximação de uma frente fria, combinada com uma baixa pressão próxima à costa, assim como o padrão de escoamento dos médios e altos níveis da atmosfera, de cinco a 12 quilômetros de altitude. Segundo o órgão, em alguns locais, haverá chuva intensa, raios e rajadas de vento que podem superar os 80 quilômetros por hora. As prefeituras da região já estão se preparando e emitiram alertas.  Em um vídeo nas redes sociais na noite desta terça-feira, o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, informou sobre o cancelamento nesta quarta-feira em todas as escolas estaduais, após um relatório da Defesa Civil. As aulas dos três turnos foram canceladas.

Em Barra Mansa a Defesa Civil, através do coordenador Sérgio Mendes, o Serginho Bombeiro, aponto que podem cair 150 mm de chuvas entre a noite de ontem até sábado. “Por medida de prevenção já fizemos contatos com todas as secretarias da prefeitura, deixando os setores de sobreaviso sobre eventuais riscos geo-hidrológicos. Também estamos alertando toda a população acerca da situação, principalmente os moradores de áreas de riscos, para que busquem  locais que ofereçam segurança”, ressaltou Sergio Mendes, lembrando que em novembro de 2018 a cidade decretou estado de alerta, que se estende até o final de março.


Angra dos Reis vem sofrendo com o impacto de temporais e a Defesa Civil Municipal informou que já enviou mensagens para os celulares, informando para a população ficar atenta e em alerta com os próximos avisos do órgão. Para evitar alagamentos, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, através da Secretaria Executiva de Serviço Público, estiveram nas ruas promovendo a revisão de toda a rede de drenagem de águas pluviais, principalmente dos pontos de alagamento.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Lauro de Oliveira Santana, o  Centro de Gerenciamento de Operação está acompanhando a evolução do núcleo das chuvas. “Esse primeiro aviso foi para a população do município ficar atenta às chuvas, e, caso haja necessidade, será emitido um segundo aviso, que será um alerta para os bairros mais atingidos. Mas isso é apenas depois o nível pluviométrico chegar a um nível crítico. E, caso seja necessário, o alarme sonoro é acionado.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos