Presidente do TRE ressalta participação popular para sucesso das eleições

0

VOLTA REDONDA

Auditório cheio. Assim aconteceu na noite desta quinta-feira, 4, o workshop sobre eleições municipais deste ano, promovido pelo jornal Diário do Vale, que faz parte do Grupo Pançardes de Comunicação, que tem ainda o A VOZ DA CIDADE como veículo. Na plateia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), apoiador do evento, estavam políticos, assessores e advogados de diversas cidades da região Sul Fluminense para ouvir o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, além dos juízes Roberto Henrique dos Reis, titular da 131ª Zona Eleitoral, e Thiago Gondim de Almeida Oliveira, titular da 90ª Zona Eleitoral, ambas de Volta Redonda, sobre os diversos temas desde registro de candidatura, fiscalização de propaganda e prestação de contas.

A participação da população nestas eleições foi ressaltada pelo presidente do TRE como essencial para o sucesso do pleito. Nestas eleições serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. “O eleitor é o destinatário final do nosso trabalho. Trabalhamos para fazer esse esforço para todo eleitor poder ir à urna e manifestar a vontade dele. O dia 6 de outubro será o dia da festa da democracia e o eleitor é o grande protagonista”, destacou o desembargador, citando que os olhos da Justiça Eleitoral estarão bem abertos para combater as fake news e ainda a maior novidade deste ano que será o uso da Inteligência Eleitoral. Ele ainda pediu a parceria de políticos e a Justiça Eleitoral para que tudo seja transparente.

O diretor-presidente do Grupo Pançardes de Comunicação, o jornalista Luciano Pançardes, ressaltou o trabalho realizado há anos durante a eleição pelo A VOZ DA CIDADE, que é seu tradicional caderno, e que neste ano ganha reforço com o Diário do Vale também integrando. Ele apontou que a realização do evento desta quinta-feira foi para procurar orientar, capacitar e preparar os pré-candidatos e assessorias quanto ao pleito. “Nos sentimos muito honrados em ter o presidente do TRE neste evento e os juízes de Volta Redonda. Nosso objetivo é que todos tenham uma eleição limpa e da nossa parte, que possamos passar ao eleitor com igualdade de espaço todos os candidatos e suas propostas. Neste ano expandiremos de seis para dez cidades acompanhadas de perto durante o período eleitoral”, ressaltou Pançardes.

Foto: Iam Martins

O juiz Thiago Gondim lembrou que a propaganda de fato começa no dia 16 de agosto e a grande regra que precisa prevalecer é a lisura. “A nossa fiscalização é mais repressiva, não conseguimos evitar que algo possa acontecer, mas por outro lado contamos com a denúncia da população. Neste ano o incremento da tecnologia é o nosso novo desafio”, destacou o juiz que ministrou sobre fiscalização de propaganda e prestação de contas.

Foto: Iam Martins

Em sua fala, o juiz Roberto Henrique dos Reis citou que o registro eleitoral é apenas uma fase. A inicial. “Uma das novidades neste ano é que não terá mais intimação pessoal dos candidatos, apenas no mural eletrônico do TRE”, apontou, lembrando que as coligações não existem para eleições proporcionais, mas os que desejarem se unir por federação poderão fazer.

Foto: Iam Martins

Uma mudança de postura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi ressaltada pelo juiz Roberto Henrique, que é o reforço da cota de gênero. A lei diz que deve haver 70% de um sexo e 30% de outro. Ele lembrou as constâncias de fraudes de partidos que usam mulheres com candidaturas falsas. Segundo o magistrado, o órgão ficará atento a diversos indicadores, como votação zerada ou inexpressiva, prestação de contas zeradas, ausência de atos de campanha, o que pode causar a nulidade de votações de todo o partido.

 

Deixe um Comentário