VOLTA REDONDA
Cerca de 30 juízes do 5º Núcleo Regional (NUR) se reuniram com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, na quinta-feira, dia 27. A presidente da AMAERJ, juíza Eunice Haddad, esteve na reunião, realizada no Fórum de Volta Redonda (Sul Fluminense).
Foram tratados temas como aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, força de trabalho, Processo Judicial eletrônico (PJe), Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), infraestrutura, informática, inteligência artificial, relatórios estatísticos, Grupo de Sentença, segurança, movimentação, laboratório de inovação e governança.
A presidente da AMAERJ destacou a importância do diálogo entre administração e juízes.
“É muito importante o presidente do Tribunal visitar as comarcas. A administração tem escuta ativa e diálogo aberto com o 1° grau. Dessas reuniões saíram vários requerimentos para solucionar problemas. Os encontros são efetivos, trazem resultados”, afirmou a juíza Eunice Haddad.
Em relação à informática, o Tribunal informou que renovará todos os computadores. A previsão é que sejam entregues cerca de 22 mil novos desktops até o fim da gestão. Os equipamentos começarão a ser distribuídos em agosto para as comarcas que possuem o maquinário mais antigo. Haverá também a mudança das redes de internet em todo o Estado.
Sobre a força de trabalho, o TJ pretende contar em breve com 200 novos servidores, mais 1.300 estagiários e 865 residentes jurídicos. Os novos estagiários serão distribuídos para o 1° grau. Cada magistrado contará com um residente jurídico.
O desembargador Ricardo Cardozo ressaltou que todos os magistrados fazem parte do mesmo time.
“É um prazer enorme retornar a Volta Redonda. Vim quando era presidente da COMAQ, na gestão do desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho. Essas visitas são inspiradas nele. O propósito das reuniões é ajudar os magistrados, trocar ideias, saber o que as comarcas precisam. Já conseguimos resolver muitas coisas a partir das visitas. Para que tudo dê certo, que a gente preste a jurisdição com eficiência, temos que estar juntos”, frisou o presidente do TJ.
Participaram do encontro a desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, presidente da Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais do TJ (COMAQ); os juízes Fernanda Xavier de Brito e Ricardo Lafayette, auxiliares da presidência do TJ; Alexandre Custódio Pontual, diretor interino do 5º NUR; Marcelo Dias da Silva, diretor do Fórum; e Flávia Melo, presidente da Regional da AMAERJ em Volta Redonda; e secretários da presidência do TJ.
O juíz da 6ª Vara Cível de Volta Redonda, Antônio Augusto Balieiro Diniz, também falou sobre a visita do presidente. “Essa visita do presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Ricardo Cardozo, é muito importante e demonstra sua preocupação, não só com a capital, mas com todas as regiões do Estado do Rio. E vir até o Sul Fluminense para dialogar com os juízes prova o seu cuidado e a sua dedicação para oferecer a todos que atuam na magistratura fluminense maneiras de aperfeiçoar e dar mais celeridade ao trabalho”, disse
A presidente da COMAQ, os juízes auxiliares da presidência e os secretários falaram sobre suas áreas de atuação. Os magistrados do Sul Fluminense apresentaram dúvidas e sugestões.
O 5º NUR abrange Volta Redonda, Barra Mansa, Barra do Piraí, Pinheiral, Porto Real/Quatis, Resende, Itatiaia, Rio das Flores, Valença e Piraí.