ITATIAIA
A presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Itatiaia (Iprevi) e da Associação das Entidades de Previdência Municipais e do Estado do Rio de Janeiro (AEPREMERJ), Alessandra Marques, do V Seminário de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) promovido, na quarta-feira, dia 18. Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), por meio de sua Escola de Contas e Gestão (ECG), o evento aconteceu no Auditório Humberto Braga, na sede do tribunal.
O Seminário tece como objetivo transmitir aos participantes conhecimentos relacionados à temática dos Regimes Próprios de Previdência Social, em especial a estratégia de fiscalização adotada pelo TCE-RJ.
O presidente do TCE-RJ, Rodrigo Melo do Nascimento, o conselheiro Márcio Pacheco, vice-presidente da Corte de Contas e o presidente do Conselho Superior da Escola de Contas e Gestão, saudaram os presentes na abertura do evento.
A presidente da Associação das Entidades de Previdência Municipais e do Estado do Rio de Janeiro, Alessandra Marques, participou do painel “Efetividade da Gestão Atuarial: desafios e oportunidades na visão dos gestores e atuários”. Ela abordou a importância de uma gestão atuarial eficiente para garantir a sustentabilidade dos Regimes Próprios de Previdência Social, destacando tanto os desafios que as equipes gestoras enfrentam quanto as oportunidades de melhoria por meio de boas práticas e inovação.
Durante o seminário foi assinado um importante acordo de cooperação técnica entre a Associação das Entidades de Previdências Municipais e o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, representado pelo presidente Rodrigo Melo do Nascimento, o vice-presidente Márcio Pacheco e a diretora da Escola de Contas e Gestão, Adriana Ramos Costa. “Este acordo fortalece e aproxima entre as instituições, em prol da transparência e eficiência na gestão previdenciária. A ideia é oferecer cursos e treinamentos voltados aos associados da Associação das Entidades de Previdência Municipais, principalmente aqueles que atuam em órgãos ligados ao TCE-RJ. A ideia é promover a troca de informações, conhecimentos e experiências, além de realizar eventos, estudos e pesquisas sobre temas de interesse comum, ajudando a melhorar a transparência e a eficiência na gestão previdenciária”, explica Alessandra.