Preocupado com o acidente na barragem de Brumadinho, vereador pede informações sobre a Represa do Funil

0

RESENDE

O rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), ocorrida no dia 25, onde os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia Vale e a comunidade da Vila Ferteco, causando a morte de várias pessoas e também deixando muitos desaparecidos, tem preocupado o vereador Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos (PSB).

Recentemente, a Câmara de Vereadores, aprovou um requerimento do vereador que solicita informações e documentos relativos ao estado de conservação da barragem de Furnas, também conhecida como Represa do Funil, instalada em Itatiaia.

Considerada a principal caixa d’água do Estado do Rio de Janeiro, a barragem fica instalada em Itatiaia e faz divisa com Resende no Rio Paraíba do Sul, em local conhecido como Salto do Funil, tendo sido criada há 50 anos. “Como acabamos de testemunhar com a tragédia de Brumadinho, o rompimento de uma barragem coloca vidas em risco e pode causar prejuízos ambientais e econômicos. O Poder Público precisa assegurar que o local passe por inspeções regulares e esteja em bom estado de conservação”, aponta Reginaldo Engenheiro Passos.

Dentre as informações solicitadas no requerimento – aprovado por unanimidade pela Câmara – estão: a periodicidade da manutenção da barragem, quem é o responsável pelas inspeções, se existem sedimentos acumulados no local, quais seriam as áreas mais e menos afetadas em caso de rompimento e se a barragem conta com planos de segurança e de emergência.

ROMPIMENTO DA BARRAGEM EM BRUMADINHO

Até o fechamento desta edição, as informações eram de que subiu para 169 o número de mortes confirmadas pela Defesa Civil de Minas Gerais com o rompimento da barragem de rejeitos de mineração operada pela Vale, em Brumadinho (MG). Ainda segundo o órgão, 141 pessoas estão desaparecidas depois do rompimento da barragem que devastou a instalação administrativa da Vale, além do refeitório onde funcionários da mineradora almoçavam. A lama com rejeitos da barragem também removeu uma pousada naquela cidade mineira e alguns pontos do município ficaram ilhados.

 

 

 

Deixe um Comentário