VOLTA REDONDA
A noite de terça-feira foi de premiação em comemoração ao aniversário de 29 anos do Memorial Zumbi dos Palmares. Foi realizada a segunda edição do Prêmio Dandara e Zumbi dos Palmares, uma condecoração que dá o reconhecimento aos negros e negras do município de Volta Redonda e região que se destacaram no ano de 2018. O evento foi realizado na Vila Santa Cecília, no memorial.
Através de inscrições feitas online os candidatos contam parte do trabalho que realizam, e por meio de uma votação aberta pela internet, a população elege os vencedores em nove categorias: música, dança, artes cênicas, artes visuais, educação, literatura, empreendedorismo criativo, comunicação e humanidade e cidadania, além da categoria especial Preservação da Memória Ancestral, que homenageia mestres de cultura popular, lideranças religiosas e pessoas que contribuíram para a história do movimento negro da região.
O evento contou com a parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e o Conselho Municipal de Política Cultural de Volta Redonda (CMPC-VR). Segundo a secretária de Cultura, Aline Ribeiro, a noite era de celebração. “Vamos comemorar mais um aniversário do Memorial Zumbi, esse espaço importante que a gestão do prefeito Samuca Silva conseguiu dinamizar, abrir as portas, realizar uma ocupação cultural dos artistas da cidade, onde as manifestações culturais negras pudessem se apropriar do espaço”, disse a secretária.
O prefeito Samuca Silva lembrou que o Prêmio Dandara e Zumbi dos Palmares foi criado para valorizar as manifestações e iniciativas culturais que, cada vez mais, fomentam e valorizam as nossas manifestações afros. “O prêmio tem a função de relembrar as pessoas que foram e são referências na cultura afro de Volta Redonda e da nossa região. Parabéns a todos os indicados e vencedores”, disse o prefeito.

Conheça os vencedores:
*Categoria música (concorreram nesta categoria músicos, instrumentistas, MC’s e bandas)
Vencedores:
Zumbi: Juremeiros
Dandara: Bafro
*Categoria dança (concorreram nesta categoria bailarinos(as), Bboys/Bgirls, coreógrafos(as) e companhias de dança)
Vencedores:
Zumbi: Charme na Praça
Dandara: Marcela Nogueira
*Categoria artes cênicas (concorreram nesta categoria atores, roteiristas, diretores e companhias de teatro)
Vencedores:
Zumbi: washington kellington
Dandara: Mari Oliveira
*Categoria artes visuais (concorreram nesta categoria artistas plásticos, pintores, grafiteiros, designers e fotógrafos)
Vencedores:
Zumbi: Diogo Carvalho
Dandara: Valsan
*Categoria educação (concorreram nesta categoria Educadores, professores, diretores e agentes sociais/culturais com ações ligadas a Lei 10.639)
Vencedores:
Zumbi: Bruno Andrade
Dandara: Marcia Cristina Silva
*Categoria literatura (concorreram nesta categoria escritores, poetas e autores de livros)
Vencedores:
Zumbi: Gabriel Sânpera
Dandara: Marly Ferreira
*Categoria empreendedorismo (concorreram nesta categoria Empreendedores, negócios e projetos de inserção do negro no mercado de trabalho)
Vencedores:
Zumbi: Afro On
Dandara: karine priscila (negrita)
*Categoria humanidade e cidadania (concorreram nesta categoria agentes sociais e/ou ambientais, políticos e militantes)
Vencedores:
Zumbi: Meninos do Batuque
Dandara: Mestra Arara
*Categoria comunicação (concorrem nesta categoria jornalistas, radialistas, digital influencers e youtubers)
Vencedores:
Zumbi: Filipe Silva Raimundo
Dandara: Luciene Nascimento
*Categoria especial – PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA ANCESTRAL
Vencedores:
Zumbi: Mestrissimo Pedro Da Agua Limpa
Clóvis Rasta
Doutor Professor Alexandre Batista
Dandara: Maria Aparecida De Freitas