ITATIAIA/RESENDE
As Prefeituras de Itatiaia e Resende firmaram parcerias com a
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Planetapontocom para a implantação do programa “Cidades, Salvem Seus Rios” nas escolas públicas dos municípios. O prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira e a diretora da Planetapontocom, Silvana Gontijo assinaram nesta sexta-feira, dia 26, o Termo de Cooperação Técnica. A solenidade aconteceu no gabinete do prefeito, no Paço Municipal Campo Belo, no Centro da cidade.
Por meio de uma metodologia pedagógica interdisciplinar, o programa visa mobilizar professores e alunos de escolas públicas a atuarem na recuperação e preservação de rios mais próximos. No caso de Itatiaia e Resende o foco principal será o rio Paraíba do Sul, o mais importante corpo hídrico do estado do Rio de Janeiro, responsável pelo abastecimento de cidades do Vale do Paraíba e de outras regiões.
Em Resende, o projeto vai impactar cerca de 14 mil estudantes e 1.374 professores da rede municipal. Enquanto que em Itatiaia, a expectativa é engajar cerca de cinco mil alunos e 600 professores. “A partir da implementação do programa, os conteúdos que serão trabalhados nas escolas de Resende e Itatiaia estarão relacionados às questões do rio Paraíba do Sul e afluentes. Questões de Matemática, Geografia, História passam a envolver também o rio. Os conteúdos curriculares passam a ser uma ferramenta, como uma etapa do processo de recuperação do rio”, explica a presidente do Planetapontocom, Silvana Gontijo. Ela ainda informou que a iniciativa pretende realizar ações educativas, ao longo de dois anos letivos, voltadas para o protagonismo infanto-juvenil, buscando motivar e mobilizar as escolas a conhecerem os rios mais próximos a elas, levando os estudantes a uma reflexão sobre o papel de cada um na recuperação dos mananciais. “O projeto é um convite a professores, alunos e comunidades para serem protagonistas da ação de transformar sua realidade ambiental. O projeto “Cidades, salvem seus rios! Itatiaia” terá como principal suporte uma plataforma digital, com informações georreferenciadas do município, sobre cada uma das escolas da rede municipal de ensino, sobre todos os rios que nascem ou cortam Itatiaia e suas bacias”, complementa.
Os secretários de Educação de Itatiaia, Solange Miranda e de Meio Ambiente, Rodrigo Freitas, destacaram a importância de iniciativas que tenham como foco o conhecimento sobre os mananciais do município e a necessidade de proteger os cursos d’água. “Ações que invistam na educação, na preservação e recuperação do patrimônio histórico, cultural e ambiental, são essenciais para a sociedade”, afirma Solange.
PROGRAMA
Idealizadora do programa “Cidades, Salvem Seus Rios”, Silvana Gontijo conta que a ideia nasceu a partir de uma pesquisa realizada com mais de quatro mil professores, cujo objetivo era saber a causa que mais motiva e estimula crianças e jovens no Brasil. O tema ambiental, com ênfase na questão da água, teve maior destaque. A metodologia inovadora, desenvolvida pelo programa, pode ser reaplicada para qualquer município brasileiro. No Rio de Janeiro, o programa ganhou o nome “Esse Rio é Meu”. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi oficialmente integrado ao Currículo Carioca a partir de novembro de 2021 e atualmente abrange 127 escolas municipais, engajando professores e alunos na preservação de 18 rios da cidade. A meta nos próximos é engajar quase 40 mil professores e mais de 633 mil estudantes, em ações de recuperação e preservação dos 267 cursos d’água da capital do Estado.