ITATIAIA
O secretário de Obras e Serviços Públicos do município, Altamir Barreto acompanhado de um representante da MRS Logística, concessionária responsável pela operação da malha regional Sudeste da extinta Rede Ferroviária Federal, vistoriou, nesta semana, as cabeceiras do viaduto sobre a linha férrea, na altura do bairro Country Club. A vistoria serviu para verificar as condições das cabeceiras, cujos pavimentos apresentam trincas, indicando que o piso da pista de rolamento estaria cedendo.
Segundo Altamir, que levou ainda a equipe da prefeitura, formada pelo coordenador Geral de Obras, Deivid Oliveira e o geólogo, Jorge Lauria, em uma análise preliminar foi identificado uma instabilidade no solo que apoia o pavimento, na junção com o viaduto. Outro problema identificado pelo representante da MRS Logística, é que boa parte do material utilizado para a contenção das cabeceiras foi furtado, entre eles, dormentes e trilhos de aço. Ele vai apresentar um relatório para a concessionária, informando as condições técnicas do viaduto e o furto do material. Vale ressaltar que os objetos são pesados, o que torna pouco provável que somente um indivíduo tenha conseguido carregá-los. “Vamos, de forma oficial, junto à MRS, solicitar uma inspeção técnica para encontrar as melhores alternativas para o local, pois há uma área que é de domínio da empresa. Estamos em contato com a concessionária para definir quais são as nossas responsabilidades e quais são as da MRS. O viaduto é um acesso essencial para o bairro Country Club e nos preocupa o fato de o verão se aproximar, quando as chuvas normalmente são mais frequentes. Estamos dando total atenção a essa questão”, disse Altamir.
O secretário de Obras informou ainda que a prefeitura vai apresentar a MRS uma proposta para construção de um outro viaduto, ao lado do existente hoje, o que duplicaria o acesso ao bairro. “Vamos discutir com a empresa quais são as formalidades a serem atendidas, até a elaboração de um projeto executivo. Vale ressaltar que a Prefeitura encara essa obra como uma prioridade”, afirmou Barreto.