RESENDE
O município de Resende ganhou um quarto preparado especialmente para a realização do exame de polissonografia, que é capaz de avaliar a qualidade do sono e diagnosticar distúrbios como a apneia, medindo as atividades respiratória, muscular e cerebral, enquanto o paciente dorme. O teste não invasivo começou a ser viabilizado na última terça-feira, dia 4, na nova Santa Casa,os beneficiários são os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com encaminhamento médico.
O serviço está disponível pelo SUS, em Resende, e deverá ser realizado duas vezes por semana na unidade. Da fila de espera de 85 pessoas desde 2012, alguns procedimentos já começaram a ser agendados para execução. Anteriormente, os pacientes tinham que se deslocar para outros municípios, como Volta Redonda, o que encarecia o serviço, além de dificultar o início do tratamento.
De acordo com o prefeito de Resende, Diogo Balieiro Diniz, a polissonografia é um exame de extrema importância para o diagnóstico dos distúrbios do sono. “Este relevante exame indica sonolência diurna excessiva, distúrbios respiratórios (ronco e apneia do sono), alterações do ritmo cardíaco, síndrome das pernas inquietas e alguns casos de insônia”, disse lembrando que poucas cidades disponibilizam o serviço. “Aos poucos, com trabalho e dedicação, vamos melhorando e sofisticando os atendimentos públicos da cidade”, destacou, acrescentando que o paciente terá mais qualidade de vida ao iniciar o tratamento indicado.
O diretor da Nova Santa Casa de Resende, Luiz Eduardo Rodrigues Saldanha, reforçou que a apneia do sono deve ser tratada adequadamente, visando diminuir a incidência das enfermidades acarretadas pelo distúrbio. “Além de evitar doenças gravíssimas, o exame possibilita o resgate da qualidade de vida para o paciente, que poderá iniciar o tratamento correto e voltar a dormir melhor, tendo o seu momento de relaxamento. A sala adaptada para um quarto aconchegante é mais uma conquista para a área da saúde em Resende, que vem evoluindo cada vez mais”, concluiu.