a voz da cidade presencial 2025

Prefeitura traça metas para o trabalho de prevenção às drogas em 2018

Por Carlos Henrique
728x70 gratidao

PORTO REAL

As ações de prevenção às drogas para serem desenvolvidas em Porto Real em 2018 foram apresentados na última segunda-feira, dia 18, em mais uma reunião realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública em parceria com Coalizão Porto Real, no Horto Municipal. As metas para o próximo ano foram elaborada pela Coalizão foram baseadas a partir da pesquisa realizada sobre o uso de drogas no município, onde os alunos de todas as escolas de Porto Real, com idade entre 9 a 17 anos, responderam um questionário com 36 perguntas objetivas. Ao todo foram 1948 questionários respondidos pelos estudantes. O cálculo dos dados apresentados foi feito pela Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), por meio do Centro de Pesquisa e Pós-graduação. “Já estão sendo propostos para o ano de 2018 estratégias como: ações de prevenção quanto aos malefícios do uso de bebidas em crianças e adolescentes; cursos de teatro, debates e seminários. Todas essas atividades serão desenvolvidas através de parcerias entre a Secretaria de Ordem Pública e a Coalizão Porto Real”, disse o secretário de Ordem Pública Elias Vargas, que reiterou a importância da comunidade no seguimento das ações da Coalizão e falou do papel que teve o prefeito Ailton Marques, na época ainda vereador, de trazer esse importante projeto para Porto Real. “Não poderia deixar de agradecer a cada um dos atores junto a esse processo tão complexo e tão importante que é o planejamento dessas ações de prevenção às drogas”, declarou.

Criação de coordenadoria

Uma das medidas anunciadas na reunião é a criação da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas (COMPOD) com o objetivo de fortalecer os trabalhos de prevenção às drogas dentro do município com o apoio do Centro Regional de Prevenção às Drogas (CRPD), órgão do Consórcio do Intermunicipal de Segurança Pública, que tem sua sede em Porto Real.


Para o inspetor Rafael, presidente da Coalizão Porto Real, o apoio da população é fundamental. “Trabalhar a prevenção é um assunto complexo e requer participação efetiva da comunidade. Realizamos diversas ações de prevenção nesses últimos três anos em Porto Real”, destacou o inspetor,

De acordo com a presidente da Associação Pró-Coalizões Comunitárias Antidrogas Brasil, Eliane Prado Marcondes, o município já realizou o planejamento de todas as ações, bem como já tem traçado o caminho para a prevenção do uso de drogas na cidade. O próximo passo, segundo a presidente, é o desenvolvimento dessas ações, que são fundamentais para o progresso da Coalizão. Um dos principais trabalhos deve ser junto às crianças e adolescentes, desenvolvendo a metodologia da ONG CADCA (Coalizões Comunitárias Antidrogas da América), que surgiu em Washington, nos Estados Unidos. “A ONG trabalha com estratégias que visam a prevenção e redução dos índices do uso de drogas, sobretudo no que diz respeito ao publico de maior vulnerabilidades social, as crianças e adolescentes”, explicou.

Também participaram da reunião o subsecretário de Ordem Pública, Juan Pablo Almeida, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Vanessa Miranda, que também é vice-presidente da Coalizão Porto Real e ainda representantes das Secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social, o Conselho Tutelar, Poder Judiciário, lideranças comunitárias e religiosas. Também marcaram presença o presidente da Coalizão Porto Real, inspetor Rafael (Policia Civil) e o responsável pela Coordenadoria Municipal de Politicas Públicas Sobre Drogas (COMPOD) de Barra Mansa e o CREAS de Quatis.

A próxima reunião da Coalizão Porto Real será dia 08 de janeiro às 14h na Secretaria Municipal de Ordem Pública.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos