Prefeitura reorganiza leitos de CTI no Hospital de Emergência após queda nos casos graves de Covid-19 em Resende

0

RESENDE

A Secretaria Municipal de Saúde está reorganizando a estratégia de vagas no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, localizado no bairro Jardim Jalisco. A medida só está sendo tomada após o registro da queda dos casos considerados graves de Covid-19 e a imunização da população que já conta com 90 mil doses aplicadas. Com a reorganização, serão disponibilizadas mais vagas para outras demandas na saúde pública.

Hospital, que conta com dois Centros de Terapia Intensivos, agora destina leitos com menos vagas para Covid-19 – Carina Rocha/PMR

Segundo o secretário de Saúde do município, Alexandre Vieira, o Tande, em decorrência da pandemia, o Hospital de Emergência precisou ter dois Centros de Terapia Intensiva, sendo um para o tratamento da Covid-19 e outro para outras demandas. “Nos momentos de grande movimentação por conta da doença, o CTI contou com 13 leitos, enquanto o destino aos demais casos ficou com sete leitos. Com as mudanças, possibilitadas graças ao momento vivido pelo município, gerou a inversão dos números. Agora, o CTI da Covid-19 será o que conta com sete leitos. Ambos os setores, no entanto, contam com a mesma qualidade, estrutura e equipamentos, sendo o isolamento e os cuidados com a transmissão da doença o que os diferencia”, disse o secretário.

Ainda segundo Tande, a gestão municipal está preparada para qualquer quadro futuro da doença no município, mas a saúde pública de Resende vem cumprindo seu papel para que os casos graves da doença continuem regredindo.

Neste momento, o município já atingiu a marca das 90 mil doses de vacina aplicadas e continua promovendo ações que visam aumentar ainda mais esse número. Moradores de bairros da cidade sem a cobertura dos postos de saúde com idade acima de 35 anos podem se cadastrar no site oficial da prefeitura, no link resende.rj.gov.br.

ENFERMARIA VAZIA

No último dia 16, Resende registrou pela primeira vez, desde o início da pandemia, a enfermaria vazia. O espaço destinado exclusivamente aos casos da doença ficou com todos leitos vazios em todas as salas da enfermaria.

Este cenário, de acordo com as autoridades municipais, não significa que os cuidados devem diminuir, mas indica que a gestão municipal está no caminho certo no combate à doença. “Ver a enfermaria da Covid-19 no Hospital de Emergência vazia é uma cena que nos emociona, pois a pandemia já levou muitas vidas e causou muita tristeza. Não podemos baixar a guarda e a gestão municipal vai continuar implacável neste trabalho de cuidar da população e, principalmente, de imunizar com agilidade, segurança e eficiência. É importante lembrar que é fundamental retornar para a segunda dose da vacina e manter os cuidados”, destacou o secretário de Saúde, Tande Vieira.

Deixe um Comentário