>
a voz da cidade 970 x 150 px

Prefeitura reforça trabalho de combate ao Tabagismo em Resende

Por Cyntia Freitas
bnr am aniv barra mansa 970x150

RESENDE

O Programa de Controle do Tabagismo (PMCT) promovido pela prefeitura montou uma programação especial em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado neste dia 29. O objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabagismo. Além disso, as atividades visam divulgar que o Programa está com vagas abertas para pessoas que querem abandonar o vício do tabagismo.

A programação começou no domingo, dia 28, com uma ação na Feira Livre de Resende, realizada no Parque das Águas, com divulgação do Programa e informação através de uma tenda e entrega de panfletos. Já nesta segunda-feira, dia 29, as atividades educativas foram realizadas em seis unidades de saúde do município. Entre elas, no Posto Resende, Policlínica Paraíso, Policlínica Cidade Alegria, Policlínica do distrito de Engenheiro Passos, Ambulatório Especializado da Mulher e Santa Casa de Misericórdia de Resende. Nesta terça-feira, dia 30, o conhecimento sobre o programa chega na Escola Municipal Maria de Assis Barbosa para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com o Programa Saúde na Escola. As atividades serão encerradas na quarta-feira, dia 31, com capacitação para agentes comunitários da saúde através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS).

“O tabagismo é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo, responsável por cerca de 8 milhões de mortes todos os anos. É papel fundamental do Programa Municipal de Controle do Tabagismo traçar estratégias tanto para tratar os dependentes, como para prevenir a iniciação. Aproveitamos a data comemorativa para chamar a atenção do máximo possível de pessoas e para que a mensagem chegue até pessoas que gostariam de parar de fumar e precisam dessa ajuda”,  explicou a coordenação do Programa


De acordo com dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) em 2021, o percentual total de fumantes com 18 anos ou mais no Brasil é de 9,1%, sendo 11,8% entre homens e 6,7% entre mulheres. Em Resende, só em 2022, 115 pessoas já fizeram o tratamento.

SERVIÇO EM RESENDE

O município oferece tratamento pelo SUS para aqueles que têm interesse em parar de fumar. Os atendimentos acontecem em grupos ou individualmente, em oito polos, são eles: Posto Resende (Posto do Estado), Centro Médico Grande Alegria, ESF Paraíso, ESF Engenheiro Passos, ESF Mauá, Academia da Saúde, ESF Barra 2 e ESF Parque Minas Gerais.

As inscrições para participação nos grupos sede na rua Madre Angélica, nº 28, no bairro Jardim Brasília. As inscrições também podem ser feitas pelo telefone 3360-5577 ou mandando seus dados (Nome completo, cartão do SUS e telefone de contato) pelo e-mail [email protected] .

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos