Prefeitura realiza neste sábado Exame Municipal do Ensino Fundamental em Resende

0

RESENDE

A Secretaria de Educação do município realiza neste sábado, dia 4, mais uma edição do Exame Municipal de Certificação de Competências do Ensino Fundamental (EMCCEF). O exame é uma oportunidade para as pessoas, maiores de 15 anos, que não concluíram o ensino fundamental na idade convencional.

De acordo com a secretária de Educação do município, Rosa Frech, o Exame Municipal de Certificação de Competências do Ensino Fundamental é realizado desde 2016 na cidade, com exceção somente de 2020 por conta da pandemia. A realização do exame está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96. art. 24, inciso II, alínea “c”, da Lei 9.394/96. “É uma oportunidade muito importante para avançar no grau de escolaridade e abrir novas possibilidades profissionais que demandam o estudo, como é o contexto do mercado de trabalho hoje. O valor da educação é inestimável e a gestão municipal busca, constantemente, incentivar aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade ou que desistiram por desmotivação, falta de incentivo, entre outros fatores. Pudemos retomar o exame agora, depois de um ano de inviabilidade, e queremos fazer essa diferença na vida de cada vez mais pessoas”, disse a secretária.

LOCAIS DO EXAME

A prova será realizada em nove unidades do município: CIEP Brizolão 489 – Augusto de Carvalho, Colégio Municipal Getúlio Vargas, além das Escolas Municipais Augusto de Carvalho, no distrito de Engenheiro Passos; Dona Mariúcha, Francisco Quirino Diniz, Jardim das Acácias, Noel de Carvalho, Professor Carlinhos e Professor Oswaldo da Rocha Camões.   O início do exame está marcado para às 14 horas. Os candidatos, no entanto, deverão estar na escola com meia hora de antecedência. Em virtude da pandemia e das medidas de segurança ainda em vigor, é proibida a entrada do participante no local de prova sem a máscara de proteção e é obrigatório seu uso durante todo o período.

O participante deve possuir, no mínimo, uma máscara reserva, bem como um recipiente adequado para acondicionar a máscara usada. O participante deverá levar água para consumo próprio durante a realização do Exame e deve estar com um documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta azul ou preta.