VOLTA REDONDA
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Volta Redonda (Smas) está promovendo uma série de capacitações essenciais para os profissionais que atuam nos equipamentos do setor. Os treinamentos tiveram início em agosto e vão até o mês de dezembro.
Entre as ações realizadas estão minicurso sobre mediação de conflitos comunitários e familiares para as coordenações dos equipamentos; minicursos específicos para técnicos de ensino superior e nível médio, com temas como elaboração de relatórios e política de seguridade social, em parceria com o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA); e oficinas para as entidades não governamentais da assistência social, debatendo sobre política de assistência social e orientando sobre a execução do trabalho.
Essas ações envolvem cerca de 150 profissionais, que buscam aprofundar seus conhecimentos sobre a política de assistência social e melhorar o fluxo de atendimento e encaminhamento para os serviços disponibilizados no município.
CAPACITAÇÃO FUNDAMENTAL
A secretária Municipal de Assistência Social, Rosane Marques, destacou que a capacitação contínua e é fundamental para garantir um serviço de qualidade e uma rede mais articulada. “Queremos fortalecer a assistência social e ampliar o acesso da população na rede de serviços existentes em Volta Redonda. Por isso, estamos sempre criando mecanismos para aprimorar o trabalho de toda a equipe”, ressaltou.
A diretora do Departamento de Vigilância Socioassistencial, Thaís Alexandre, conta que o objetivo não é só o repasse do conhecimento. “Essas capacitações possibilitam a cada um de nós a compreender e pensar em mecanismos e estratégias para aprimorar o cotidiano de trabalho, sendo devolvido à população com um serviço de mais qualidade”, concluiu a diretora.