PORTO REAL
Com o objetivo de melhorar a saúde bucal das crianças em idade escolar, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde do município, vai promover uma ação educativa neste momento da pandemia da Covid-19. As atividades educativas estão sendo promovidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE) e a Secretaria de Educação do município em parceria com a Rede de Saúde Bucal.
A diretora de Atenção Primária a Saúde Cleonice Ramos da Silva, destacou a importância de se desenvolver a campanha de saúde bucal para as crianças de forma remota, através de meios tecnológicos e à distância. “Sem aulas presenciais o ideal é passar as informações de forma clara e rápida, o que se pretende com a campanha idealizada em parceria entre Saúde e Educação”, disse a diretora.
A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Ingrid Resende Moreira, esclarece que o programa é interministerial englobando os ministérios da Saúde e da Educação, que através das Equipes da Estratégia Saúde da Família e outras parcerias, desenvolve ações de saúde nas escolas, entre elas a de saúde bucal. “Com as aulas presenciais suspensas, daremos continuidade às importantes ações de forma remota como alternativa para reduzir os impactos negativos, causados pela pandemia da Covid-19”, destacou Ingrid.
Segundo o diretor do CEO, Fabio Ghetti Rodrigues, o planejamento da Saúde Bucal é a elaboração de um trabalho educativo visando um aumento do número de atendimento com a produção de vídeos educativos numa linguagem infantil viabilizando a continuidade das ações. “É importante enfatizar com as crianças, os cuidados com a higiene bucal, merecendo ainda mais atenção devido a Covid-19, por encontrar pontos vulneráveis e tendendo a agravar quadros de saúde. Tanto os materiais impressos quanto os virtuais desenvolvidos pela saúde bucal, serão disponibilizados juntamente com o material didático das escolas”, explicou Rodrigues.