ITATIAIA
A Prefeitura de Itatiaia iniciou esta semana uma campanha de orientação junto aos moradores para que aprendam a dar destino correto ao lixo de suas residências. A preocupação da administração municipal é de que o descarte inadequado acarrete em problemas de saúde pública ou de alagamento de ruas provocado por entupimento de bueiros causados por lixo mal acondicionado.
O secretário de Meio Ambiente do município, Valter Lúcio da Silva, explica que o lixo doméstico, o lixo verde, os entulhos diversos como materiais de obras, móveis velhos e sucatas de eletrodomésticos quando descartados nas vias e terrenos baldios, além de causar uma poluição ambiental, também contribuem para a proliferação de insetos e ratos, aumentando a possibilidade de transmissão de doenças. “O poder público faz a sua parte realizando o recolhimento do lixo, seja ele o lixo verde ou doméstico, mas é importante que o cidadão contribua não descartando esses materiais nas ruas ou nos terrenos baldios, pois parte desse lixo, além de poder ocasionar danos a saúde da população, ainda contaminar o solo e os lençóis freáticos”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Valter Lúcio da Silva.
A chegada do período das chuvas também preocupa o poder público já que o descarte de lixo em locais inadequados pode resultar em alagamentos e inundações em períodos de chuva em decorrência da obstrução das bocas de lobo pelo lixo, a poluição ambiental, a obstrução do passeio público e o prejuízo ao turismo local. “Vale lembrar que todos nós podemos contribuir com a limpeza de um ambiente, portanto é importante que o cidadão ao gerar um lixo também faça o descarte da forma correta e no local adequado para isso”, ressaltou o Valter Lúcio.
De acordo com a secretário de Obras e Serviços Públicos,Carlos Alberto de Barros, o serviço de recolhimento de lixo é realizado na escala normal dos dias úteis, seguindo o calendário de cada bairro. O lixo verde que consiste em galhos, troncos e folhas resultantes de limpeza de jardins e quintais obedece uma programação específica e é recolhido após a identificação do local onde está o material nos bairros. “A coleta destes materiais entra numa programação específica. É fundamental que os moradores nos ajudem para que possamos fazer a coleta da melhor forma. Quando o volume está reduzido ajuda muito o recolhimento, como no caso de gramas e galhos que ensacados facilitam bastante a coleta”, explica o secretário, ressaltando ainda que o recolhimento dos entulhos, materiais de obras, móveis velhos e sucatas de eletrodomésticos não é de responsabilidade da Prefeitura e sim do morador.
A coleta acontece por regiões e em caso de dúvidas o morador pode fazer contato nos dias úteis, das 08 às 17h. Em Itatiaia o contato pode ser feito diretamente na Secretaria de Obras, por meio do telefone (24) 3352-1566. Em Penedo o morador pode falar com a Administração Regional por meio do telefone (24) 3351-3298 e em Maromba/Maringá o contato também pode ser feito com a Administração Regional das localidades através do telefone (24) 3387-1334.