ANGRA DOS REIS
A Prefeitura de Angra dos Reis participou, na manhã de terça-feira, 27 de janeiro, da cerimônia em homenagem às vítimas do naufrágio do encouraçado Aquidabã. O ato, organizado pelo Colégio Naval, reuniu autoridades civis e militares na Ponta Leste, local que guarda a memória da tragédia ocorrida há 120 anos.
Como parte da tradição histórica mantida ao longo de mais de um século, foi realizada a deposição de uma coroa de flores no monumento erguido em lembrança aos marinheiros que perderam a vida no acidente.
O Aquidabã afundou na noite de 21 de janeiro de 1906, às 22h45, após uma explosão cuja causa permanece desconhecida. Atualmente, os destroços do encouraçado encontram-se a uma profundidade entre oito e 18 metros, em frente ao monumento instalado na Ponta Leste.
A tragédia vitimou mais de uma centena de homens, entre moradores de Angra dos Reis e oficiais do mais alto escalão da Marinha do Brasil. Eles estavam no município para estudar uma área destinada à implantação do Arsenal da Marinha, na Baía de Jacuecanga. Na ocasião, o Aquidabã navegava acompanhado dos cruzadores Barroso e Tamandaré.
Representando o prefeito Cláudio Ferreti, o secretário de Segurança Pública, Douglas Barbosa, ressaltou a relevância da solenidade para a preservação da memória histórica local e nacional. “Angra dos Reis tem uma ligação profunda com a história naval do Brasil. Manter viva a memória dos marinheiros do Aquidabã é um gesto de respeito às famílias, à Marinha e à própria história do nosso município. Trata-se também de um compromisso com as futuras gerações, para que jamais se esqueça o valor desses homens que dedicaram suas vidas ao serviço do país”, destacou.
A programação contou ainda com a execução do Hino Nacional Brasileiro, a leitura de um resumo histórico sobre o naufrágio e pronunciamentos que reforçaram a importância de preservar a memória dos marinheiros mortos no acidente.
Além das autoridades da Marinha do Brasil, estiveram presentes o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Jr.; o secretário-executivo de Ordem Pública e Mobilidade Urbana, Fabrício Carraro; a vereadora Titi Brasil; e a comandante do 33º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Amanda Neves.