Prefeitura participa de homenagem às vítimas do naufrágio do encouraçado Aquidabã

Cerimônia na Ponta Leste preserva tradição centenária de reverência aos marinheiros mortos na tragédia

Por Carol Macedo
prefeitura participa de homenagem às vítimas do naufrágio do encouraçado aquidabã (1)

ANGRA DOS REIS

A Prefeitura de Angra dos Reis participou, na manhã de terça-feira, 27 de janeiro, da cerimônia em homenagem às vítimas do naufrágio do encouraçado Aquidabã. O ato, organizado pelo Colégio Naval, reuniu autoridades civis e militares na Ponta Leste, local que guarda a memória da tragédia ocorrida há 120 anos.

Como parte da tradição histórica mantida ao longo de mais de um século, foi realizada a deposição de uma coroa de flores no monumento erguido em lembrança aos marinheiros que perderam a vida no acidente.

O Aquidabã afundou na noite de 21 de janeiro de 1906, às 22h45, após uma explosão cuja causa permanece desconhecida. Atualmente, os destroços do encouraçado encontram-se a uma profundidade entre oito e 18 metros, em frente ao monumento instalado na Ponta Leste.

A tragédia vitimou mais de uma centena de homens, entre moradores de Angra dos Reis e oficiais do mais alto escalão da Marinha do Brasil. Eles estavam no município para estudar uma área destinada à implantação do Arsenal da Marinha, na Baía de Jacuecanga. Na ocasião, o Aquidabã navegava acompanhado dos cruzadores Barroso e Tamandaré.

Representando o prefeito Cláudio Ferreti, o secretário de Segurança Pública, Douglas Barbosa, ressaltou a relevância da solenidade para a preservação da memória histórica local e nacional. “Angra dos Reis tem uma ligação profunda com a história naval do Brasil. Manter viva a memória dos marinheiros do Aquidabã é um gesto de respeito às famílias, à Marinha e à própria história do nosso município. Trata-se também de um compromisso com as futuras gerações, para que jamais se esqueça o valor desses homens que dedicaram suas vidas ao serviço do país”, destacou.

A programação contou ainda com a execução do Hino Nacional Brasileiro, a leitura de um resumo histórico sobre o naufrágio e pronunciamentos que reforçaram a importância de preservar a memória dos marinheiros mortos no acidente.

Além das autoridades da Marinha do Brasil, estiveram presentes o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Jr.; o secretário-executivo de Ordem Pública e Mobilidade Urbana, Fabrício Carraro; a vereadora Titi Brasil; e a comandante do 33º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Amanda Neves.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos