RESENDE
Recém-nascidos considerados de alto risco e que tiveram alta hospitalar podem contar com um acompanhamento multidisciplinar. A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde do município, disponibilizou o tratamento no Centro Municipal de Reabilitação e Hidroterapia, localizado ao lado do Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori, no bairro Jardim Jalisco, desde junho deste ano.
O acompanhamento multidisciplinar, também conhecido como Follow-up, tem como objetivo principal identificar, precocemente, qualquer alteração no desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido. De acordo com a Secretaria de Saúde, o recém-nascido considerado de alto risco ao ter alta hospitalar é consultado pelo pediatra e, em seguida, será referenciado para o Centro Municipal de Reabilitação e Hidroterapia para que seja feito o acompanhamento multidisciplinar.
O Follow-up é realizado por uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo e assistente social. A iniciativa é importante para o diagnóstico precoce de qualquer alteração no desenvolvimento do bebê. Ações educativas são realizadas com os familiares e, se houver necessidade o bebê é direcionado para intervenção terapêutica para estimular o desenvolvimento global e melhorar o prognóstico do bebê. “Resende tem trabalhado para garantir melhores atendimentos à saúde pública, contemplando toda a população resendense”, disse o secretário de Saúde do município, Alexandre Vieira, o Tande.
O acompanhamento dos bebês acontece até atingirem a idade escolar para que uma melhor avaliação cognitiva e de aprendizado seja realizada. Segundo a diretora de Fisioterapia, Caroline Afonso Camoleze, o Follow-up acontece com a seguinte periodicidade: até um ano de idade cronológica será mensalmente; de um a dois anos de idade cronológica será a cada três meses e de dois a seis anos, o acompanhamento será feito a cada seis meses.
OUTROS TRATAMENTOS NO CENTRO
No Centro Municipal de Reabilitação e Hidroterapia também são oferecidos atendimentos em diversas áreas da fisioterapia, tais como: traumato-ortopedia, pediatria, neurologia, respiratória, acupuntura, fisioterapia pélvica e fisioterapia aquática; bem como atendimento fonoaudiológico e psicológico. O Centro conta também com uma assistente social. Todos os atendimentos são realizados mediante solicitação da rede pública de saúde.