Prefeitura mobiliza equipes para atender emergências causadas pelas chuvas em Quatis

0

QUATIS

Com o objetivo de atender emergências causadas pelas chuvas nas estradas rurais do município, desde terça-feira, dia 09, a prefeitura, está com um esquema de prontidão. Pelo menos 30 operários, cinco máquinas retroescavadeiras, três caminhões e uma máquina patrol, foram disponibilizados pela secretaria de Desenvolvimento Rural do município. As equipes estão trabalhando na retirada de terra que caiu devido a queda de barreiras nas regiões de Falcão, São Joaquim e Joaquim Leite.

O prefeito Bruno de Souza (MDB) fez um balanço dos problemas causados pelas chuvas com o secretário de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Cézar Salazar, que responde interinamente pela titularidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural do município. “Não há nenhum trecho interditado, e o escoamento da produção agropecuária continua sendo feito, mesmo com dificuldades. Também não existe, até o momento, a área urbana, de acordo com a Defesa Civil, registros de incidentes”, disse Souza.

A prioridade, segundo o prefeito, é atender de forma emergencial os trechos afetados por queda de barreiras, justamente no sentido de garantir o escoamento da produção leiteira, atividade principal da economia da cidade. Entre a tarde de segunda-feira e a manhã de terça-feira, houve quedas de barreiras nas estradas do Deserto e Serra, em Falcão e Uruguaiana, no São Joaquim, além da Rodovia RJ-159, em trechos situados também na região de Falcão. Na noite desta segunda-feira, um caminhão chegou a ficar atolado na Estrada Quatis-Glicério, e teve que ser socorrido por uma equipe da prefeitura. “A minha determinação é atender imediatamente todos os casos de emergência que chegarem ao nosso conhecimento. Com isso, trabalhamos para garantir o deslocamento dos moradores e a circulação dos caminhões responsáveis pelo transporte da produção leiteira. No chamado tempo da estiagem, realizamos a manutenção e conservação permanentes das estradas rurais, mas dependendo da intensidade das chuvas no período de outubro a abril, os riscos de transtornos existem, daí a prioridade para as situações de emergência neste período do ano”, disse o prefeito, acrescentando que, recentemente, foram realizados serviços de melhorias nas estradas de acesso às regiões rurais do Bom Retiro e de Glicério.

As atenções da prefeitura estão voltadas também para as extremidades de algumas travessias situadas em estradas rurais da cidade. A grande quantidade de água nesta época do ano vem colocando em risco a sustentação destas passagens, motivo pelo qual a secretaria de Desenvolvimento Rural do município vai iniciar ainda nesta semana a recuperação destes pontos, nos trechos mais afetados.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !