Prefeitura já realizou mais de 2 mil testes do novo coronavírus em Itatiaia

0

ITATIAIA

Mais de dois mil testes do novo coronavírus (Covid-19) já foram realizados pela prefeitura. A notícia foi dada nesta terça-feira, dia 01, pela Secretaria de Saúde do município, que realizou um levantamento sobre o trabalho de testagem que a equipe de epidemiologia está efetuando para identificação de possíveis casos da Covid-19.
De acordo com a pesquisa, foram realizados 2.306 testes desde o início da identificação dos primeiros casos confirmados do novo coronavírus no município. Deste total, 1.829 testes foram realizados nas dependências das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Ao todo, 47.694 testes estão disponíveis à utilização da população. Ainda de acordo com o relatório, até o fim de novembro, o município apresentou 543 casos confirmados para a doença, 64 a mais do que no mesmo período do mês de outubro. A detecção do vírus é feita por teste rápido sorológico, onde foram examinadas 381 pessoas e por PCR, com 162 testadas.
Segundo a Secretaria de Saúde, para que seja realizado o atendimento é necessário que pessoa com os sintomas do novo covonavírus comunique, por telefone à unidade mais próxima da sua residência, a situação e faça o agendamento para um posterior comparecimento ao local. No dia da consulta é importante entregar ao profissional de saúde um documento com foto e o cartão do SUS. O uso da máscara também é obrigatório. “Recomendamos que desde os primeiros sintomas, a pessoa com a suspeita da Covid-19, busque informações que possam auxiliar no combate efetivo da doença e que fique afastada de qualquer atividade de contato que possa colocar outras pessoas em risco”, informou a Secretaria de Saúde, orientando que nos casos em que persistirem os sintomas, o usuário deve se encaminhar imediatamente aos postos de triagem nas Unidades Básicas de Saúde para avaliação e acompanhamento médico.

SINTOMAS DA DOENÇA
De acordo com a Secretaria de Saúde, o vírus se apresenta de diferentes maneiras. Entre elas, febre, tosse, dor de garganta, coriza, falta de ar e cansaço. “Também recomendamos que seja mantida a segurança no controle de propagação. É muito importante que a pessoa confirmada com a Covid-19 evite contato físico com outras pessoas, incluindo os familiares, principalmente, idosos, crianças e doentes crônicos”, complementa.

Deixe um Comentário