RESENDE
A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, tem intensificado os trabalhos para manter a trafegabilidade nas vias principais que compõem os cerca de 800 km de estradas rurais do município. Durante o período chuvoso, o objetivo é assegurar o escoamento da produção agrícola, transporte público e a rotina dos moradores da região.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Rural, Soraia Balieiro, somente nos primeiros 50 dias do ano, máquinas estão sendo utilizadas para recuperar estradas danificadas pelas chuvas, além de atuar em vias com grande circulação de veículos. As ações já foram realizadas e continuam ocorrendo em locais como Vila da Fumaça x Falcão, Vila da Fumaça x Vargem Grande, Vila da Fumaça x Cachoeira da Fumaça, Terra Livre, Pedra Preta, Resende x Riachuelo, Taboão, Morro Grande, Rio Preto e Clube Náutico. “Nossa equipe tem atuado diariamente nas estradas, recuperando as vias e colocando materiais para sua manutenção. Sabemos que é um período complicado, em decorrência das chuvas, mas seguimos trabalhando”, destacou Soraia.
Além disso, a Prefeitura de Resende, em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), tem realizado a retirada de barreiras na RJ-151, com maquinários já em operação no Rio Preto e Campo Alegre, avançando em direção à Serra do Eme. A gestão municipal também busca firmar parcerias com municípios vizinhos para a manutenção de estradas e pontes que ligam cidades de Minas Gerais, como Passa Vinte e Bocaina de Minas, além de São José do Barreiro e Arapeí, localizadas no estado de São Paulo.