Prefeitura intensifica as ações preventivas de combate à dengue

0

RESENDE

 

Como forma de manter os patamares baixos de notificações de dengue no município registrado nos últimos meses, a Prefeitura está dando início a uma série de ações preventivas de combate ao mosquito Aedes aegypti. A preocupação é com a chegada do período de calor, que beneficia a proliferação do mosquito.

Até a próxima sexta-feira, dia 27 de outubro, serão intensificadas as vistorias residenciais e no comercio de diversos bairros, bem como o recolhimento de entulho acumulados em espaços públicos. Agentes de saúde estarão nas ruas distribuindo material educativo, preparando a cidade para a chegada do período de chuvas.

As visitas às residências começaram na última segunda-feira,dia 23, com visita dos agentes nos bairros Vila Santa Isabel e Liberdade. Ontem, foram visitados os bairros Vila Central, Vila Moderna, Jardim Brasília II e Nova Liberdade. Nesta quarta-feira, será a vez dos bairros Santa Cecília, Jardim Jalisco e Vila Julieta (início). Nos dias 26 e 27, o trabalho continua na Vila Julieta, e haverá também ações educativas e gincana no Colégio Municipal Getúlio Vargas, na Cidade Alegria, com orientação para os alunos. “A preocupação com a proliferação do mosquito é tarefa para o ano todo. As equipes da Saúde, com ajuda do CCZ, realizam vistorias semanais em todos os bairros da cidade. Com a chegada do verão nós potencializamos estas ações e também levamos o debate para as escolas, onde os educadores realizam ações práticas para crianças e jovens, que levam para casa o conteúdo adquirido em nossas escolas municipais”, explica o prefeito, Diogo Balieiro Diniz.

O trabalho faz parte da Semana Nacional de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti. Para a realização das atividades, estão mobilizados servidores das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.

Ações idênticas já foram adotadas no primeiro semestre deste ano em Resende, com a realização de vistorias nos prédios públicos e recolhimento de materiais que acumulam água e podem servir de criadouros para o mosquito transmissor. O trabalho fez despencar o índice de infestação na cidade em relação aos anos anteriores.

De janeiro a agosto foram de estabilidade

Recentemente, o Serviço de Imunologia de Resende informou que o município apresentou de janeiro a agosto deste ano uma estabilidade referente a notificações de Dengue. No período, foram registrados 288 notificações de dengue, sendo 12 casos confirmados. Último caso registrado de dengue foi maio, com três confirmados.  No mesmo período, os agentes registraram três casos suspeitos de zika vírus que foram todos descartados. Já em relação à chikungunya, de janeiro a agosto foram 15 notificações e apenas dois casos confirmados. Um em janeiro e outro em agosto.

Independente da queda dos números, o governo ressalta, que com a chegada do período de chuvas, há a necessidade de a população fazer a sua parte e manter suas residências livre do foco do mosquito.

Deixe um Comentário