QUATIS
Dando mais um passo na implantação do Projeto Compostagem Quatis, a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Ambiente instalou, recentemente, novas composteiras nas unidades do Departamento de Saúde Mental de Quatis, que inclui o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no bairro Bondarowsky e na Residência Terapêutica (RT), no centro da cidade. A ação foi acompanhada pela secretária de Sustentabilidade e Ambiente, Caroline Teixeira Lopes, ao lado do secretário de Saúde, Lucas Silva.
O recurso permite com que o resto de alimentos e resíduos orgânicos produzidos nas unidades se transformem em composto rico em nutrientes para as plantas, o que também diminui o descarte de lixo nos sistemas de coleta municipal. Os funcionários e pacientes do CAPS e da Residência Terapêutica puderam acompanhar o passo a passo de como funciona uma composteira e ainda aprenderem um pouco mais sobre a educação ambiental, despertando curiosidades e promovendo mais conhecimento.
O projeto também estimula a compostagem doméstica que, através da prática, é possível entender o processo prático e eficiente de iniciar uma composteira em casa. “A compostagem é uma ótima alternativa para tratamento de resíduos orgânicos, estes que representam aproximadamente 50% de todo o lixo produzido no Brasil”, explica o chefe da Divisão de Resíduos Sólidos, Gabriel Ribeiro.
“Estamos animados com o início da compostagem nos locais, a colaboração do pessoal da cozinha e de toda a equipe das unidades é fundamental neste processo, pois tudo começa na separação dos resíduos, mas claro que a Secretaria de Sustentabilidade e Ambiente dará todo o suporte necessário quando solicitado”, conta Gabriel.