PORTO REAL
A prefeitura avança com a implantação do Sistema de Eficientização de Iluminação de LED no município. O programa tem como objetivo à troca da iluminação pública da cidade por um sistema de luminárias de LED. Todos os bairros serão contemplados. No total serão substituídos os três mil pontos de iluminação existente na cidade. A Rua Campo Grande, no bairro São José foi à primeira contemplada com o processo da troca da iluminação pública. Os serviços de substituição das novas luminárias tiveram início na segunda-feira, dia 22 e seguem simultâneamente. Atualmente os trabalhos estão sendo realizados na Avenida Dom Pedro II, no Centro da cidade e segue até o bairro Jardim Real. Nos próximos dias serão contempladas as ruas do bairro Freitas Soares. O prefeito Ailton Marques e os vereadores Cláudio Guimarães, Paulo César, Bianca, Fernandinha e Rudnei Heleno conferiram de perto a nova iluminação.
O prefeito Ailton Marques falou sobre a importância do novo Sistema de Eficientização de Iluminação de LED. “A troca da iluminação traz benefícios significativos à população. As luminárias de LED colaboram para que haja mais qualidade de vida, aumentando a segurança das pessoas que circulam pelas vias. Além disso, o serviço de videomonitoramento também será beneficiado, uma vez que a nova iluminação refletirá positivamente na qualidade das imagens noturnas”, disse Ailton Marques, que esteve presente no local acompanhando o início do processo, informando que serão mais de três mil pontos de iluminação instalados em todos os bairros do município, contemplando até mesmo localidades que ainda não dispõem do serviço. “A troca de iluminação já contemplaram os bairros de Fátima, São José e Vila Romana. Esta semana, os serviços estão sendo realizados na Avenida Dom Pedro II, no Centro da cidade até o Jardim Real. A previsão é de que nos próximos dias inicie a troca de iluminação do bairro Freitas Soares”, explicou.
Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos do município, Luiz Tavares, a previsão é que o processo tenha duração de aproximadamente um ano. “Está prevista ainda a extensão da rede para locais com baixa iluminação ou que ainda não tenham esse serviço público. Essa extensão será feita de acordo com a demanda estabelecida, priorizando as necessidades da população”, disse Tavares. O secretário ainda falou sobre as qualidades e benefícios da iluminação de LED. “As lâmpadas de LED são extremamente econômicas, pois apresentam um baixo consumo de energia em termos de kWh (quilowatts-hora). Elas também possuem um sistema de antissurto, isto é, evitam os danos causados por distúrbios elétricos (relâmpagos, sobretensões e outros). Além disso, os condomínios e ou loteamentos já existentes e os que futuramente se instalarem no município, deverão atender esse padrão de qualidade, sendo exigidos todos os requisitos técnicos da iluminação pública que está sendo implantada”, explicou Luiz Tavares.