Prefeitura inicia conversa com empresa interessada em operar voos regionais no Aeroporto Municipal de Resende

Por Cyntia Freitas

RESENDE

Após dez anos de interrupção dos voos comerciais, o Aeroporto Municipal, considerado um dos mais antigos do Brasil, poderá voltar a operar as linhas aéreas regulares, atendendo toda a região Sul Fluminense. Recentemente, o prefeito Diogo Balieiro Diniz anunciou o envio de recursos de R$ 8.291.927,14 para a realização de obras de reforma no Aeroporto Municipal, localizado no bairro Campo de Aviação. E já existe empresa interessada em operar o serviço, com previsão de geração de 300 empregos.

O secretário de Indústria, Comércio, Tecnologia e Turismo, Tiago Diniz, informou nesta terça-feira, dia 2, em entrevista ao A VOZ DA CIDADE, disse que o aporte para obras de reforma e adequação do Aeroporto de Resende chegou em boa hora.  Tiago contou que já existe uma empresa de aviação interessada em explorar voos comerciais regulares no município. “Estamos em tratativas com a empresa que faria voos regionais. Ainda estamos tratando quais seriam os destinos que a empresa faria, se as aeronaves seriam de 42 e 72 passageiros. As prováveis linhas aéreas para operações iniciais seriam São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Juiz de Fora”, revelou Tiago.

Diniz ainda comentou que entrando em operação, a nova empresa aérea poderia gerar 300 empregos diretos e indiretos atendendo a demanda de passageiros para voos regionais e executivos.

VOOS COMERCIAIS ENCERRADOS EM 2013

Construído em 1941, o Aeroporto Municipal de Resende, é utilizado nos últimos anos para voos particulares e por paraquedistas de todo o país, além de treinamento das Forças Armadas, principalmente da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman).

Em 2010, para receber os voos, a Prefeitura de Resende iniciou investimentos e diversas obras de melhoria até obter a liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a implantação de voos comerciais diurnos. A administração fez uma reforma de adequação para iniciar as operações dos voos comerciais. Na época foram construídas duas salas, uma de embarque e desembarque e outra para armazenamento de bagagens, além da compra de um equipamento de detector de metais. Também foi criada uma Brigada de Incêndio.

Em maio de 2012, a TRIP Linhas Aéreas iniciou a operação das linhas comerciais em um avião modelo ATR 42, com capacidade para 45 passageiros. A empresa operava com dois voos comerciais, de segunda a sexta-feira, O primeiro saía de Juiz de Fora (MG) às 10h30min e chegava a Resende às 11h10min, de onde partia às 11h30min para Guarulhos (SP). O avião retornava de Guarulhos às 14 horas, chegando a Resende às 14h55min.

Os voos comerciais foram encerrados em 2013 quando a Azul Linhas Aéreas, que fundiu com a Trip, encerrou deixou de operar no município.

INFRAESTRUTURA

O Aeroporto de Resende, construído em 1941, está instalado numa área federal com aproximadamente 117 hectares, localizada entre a região do Manejo e a Grande Alegria. Com pista de 1,3 mil metros de extensão, equivalente à do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e 30 metros de largura.

Recursos serão destinados a obras de infraestrutura e balizamento noturno-Cyntia Freitas

REFORMA

Com o envio de recursos de R$ 8.291.927,14 para a realização de obras de reforma, o Aeroporto Municipal, localizado no bairro Campo de Aviação, poderá volta a operar com os voos comerciais e noturnos, se tornando uma importante porta de entrada para a região das Agulhas Negras, que concentra os municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis. O dinheiro é fruto de uma emenda parlamentar feita pelo senador Flávio Bolsonaro, por meio do Ministério da Fazenda.

O subsídio será utilizado para o recapeamento asfáltico, pintura e remarcação da pista do aeroporto e na construção de um novo terminal de passageiros. Além disso, o valor também será destinado às obras do Ecoparque; iluminação de balizamento noturno, instalação de estação meteorológica, além da reforma geral, om troca de todo telhado, parte elétrica, hidrossanitário, pintura geral, entre outras obras de infraestrutura.

O projeto de modernização e melhorias do Aeroporto Municipal, foi apresentado no ano passado ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. “No último ano, a gestão municipal esteve em uma reunião com o governo estadual apresentando estudos das obras de modernização e melhorias do Aeroporto de Resende. O projeto consistia nas melhorias que serão feitas em breve”, informou a prefeitura, acrescentando que o processo de licitação ainda não foi iniciado. As obras serão iniciadas após a finalização da licitação”, informou o prefeito. A previsão é de que a reforma seja iniciada ainda este ano.

Diogo falou sobre a importância do investimento para o desenvolvimento econômico de Resende. “O bom relacionamento que temos com os governos estadual e federal nos proporciona excelentes recursos financeiros fundamentais para o crescimento do nosso município. Com a ampliação do aeroporto, teremos a possibilidade de atrair novos investimentos e gerar mais empregos e renda não só para a população de Resende, mas para toda a região. Com o retorno da operação do aeroporto, a cidade vai se tornar ainda mais atrativa para investidores e empresas que buscam um local estratégico para se estabelecer” disse o chefe do Executivo.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos