PORTO REAL
A prefeitura iniciou nesta semana, mais uma etapa do Programa “Olhar Porto Real” que visa a doação de óculos para as pessoas em vulnerabilidade social. Nesta etapa é feito o atendimento dos novos beneficiários do programa para escolha de armação de óculos. As pessoas foram inscritas no programa após prescrição oftalmológica comprovada e inscrição previamente feita.
Segundo o assistente social, Ailton Carvalho, a avaliação social e a escolha dos óculos vão acontecer durante todo este mês, sempre às segundas e terças feiras no Horto Municipal, no bairro Novo Horizonte. “Nesta etapa vamos zerar a fila de espera atendendo cerca de 400 pessoas que aguardam para receber gratuitamente os óculos dentro do programa ‘Olhar Porto Real’ ”, informou Ailton.
Criado com o objetivo de contemplar com óculos de grau as pessoas que apresentam problemas de visão, o programa ficou paralisado alguns meses e está sendo retomado agora. Nesta etapa, serão contemplados os novos inscritos.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que após a escolha das armações, os óculos começam a ser feitos e, assim que estiverem prontos, os beneficiados são chamados para a retirada deste importante acessório para quem convive diariamente com alguma dificuldade de visão.
De acordo om o Serviço Social da Secretaria de Saúde, para ser beneficiado pelo Programa “Olhar Porto Real” é preciso abrir processo administrativo no setor de protocolo da prefeitura. Os documentos necessários são: cópias da carteira de identidade e CPF, Comprovante de residência, duas cópias da receita médica, comprovante de renda e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).