>
728x90 vacina (1)

Prefeitura inaugura novo galpão da Cooperativa de Catadores de Reciclagem de Resende

Por Cyntia Freitas
bnr am aniv resende 970x150

RESENDE

Os recicladores da Cooperativa de Catadores de Reciclagem do município já contam com um novo local para trabalharem. A prefeitura, por meio da Agência de Meio Ambiente de Resende (Amar) inaugurou nesta quinta-feira, dia 20, o novo galpão da Cooperativa, que fica na Avenida Professor Esteves, no bairro Morada da Colina, ao lado do estacionamento da área do Parque de Exposições Francisco Fortes Filhos.

O novo espaço foi construído do zero pela administração municipal e recebeu novos vestiários, refeitório e escritório, além de uma nova área para os materiais recolhidos pelos profissionais da reciclagem.

A Associação de Catadores Recicla Resende comercializa aproximadamente cinco toneladas de resíduos reciclados-Douglas Pacheco/PMR

Segundo o presidente da Amar, Wilson Moura, mensalmente, a Associação de Catadores Recicla Resende (ACRR) comercializa aproximadamente cinco toneladas de resíduos reciclados, que são coletados nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), entregues pela população ou separado adequadamente em lixeiras de materiais recicláveis. “A Prefeitura de Resende oferece suporte e apoio às cooperativas de catadores, por meio de aluguel de caminhão, equipamento de proteção individual para o trabalho diário, além de um local adequado para trabalho. As associações são reconhecidas oficialmente como prestadores de serviços”, disse o presidente, acrescentando que o valor dos materiais que são coletados e comercializados é revertido para as próprias associações. “Muitas famílias tiram o seu sustento mensal das vendas obtidas por meio da reciclagem. Por isso, é muito importante e gratificante poder proporcionar melhores condições de trabalho aos moradores”, complementou.


DESCARTE ADEQUADO

Vale lembrar para que os catadores possam reutilizar os materiais, eles precisam ser descartados adequadamente pela população. Por isso, os resíduos precisam ser separados de duas formas: recicláveis e não recicláveis. Os não recicláveis continuam sendo coletados pela coleta regular e destinados ao aterro sanitário, e os recicláveis são encaminhados para a Central de Triagem.

Para que possam ser encaminhados à reciclagem, todos devem estar secos, limpos e sem resíduos para evitar animais transmissores de doenças próximos ao local de armazenamento; os vidros devem ser embalados em papel grosso (como jornal, por exemplo), para evitar acidentes; o óleo utilizado na cozinha deve ser colocado em garrafas plásticas, dentre outras orientações.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos