Prefeitura fiscaliza pousadas e hotéis de Resende

0

RESENDE

A prefeitura está realizando a fiscalização de pousadas e hotéis, para verificar o cumprimento das medidas de segurança contra o novo coronavírus (Covid-19), estabelecidas no município. Estes estabelecimentos do setor de hospedagem localizados nos distritos e regiões turísticas, entre eles, Serrinha do Alambari, Capelinha, Visconde de Mauá, Engenheiro Passos, Rio Preto, Vargem Grande, Fumaça e Jacuba na região turística do município foram autorizadas a reabrirem no último dia 10, após decreto do prefeito Diogo Balieiro Diniz. No entanto, para a reabertura gradual dos estabelecimentos que terão que cumprir medidas restritivas de prevenção e combate ao novo coronavírus. A ação tem a participação de várias frentes de trabalho, entre eles, a Guarda Civil Municipal, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo do município e a Divisão de Fiscalização de Posturas.

As fiscalizações estão acontecendo nos finais de semana. E no próximo sábado, a ação acontece na região da Serrinha e Capelinha.  .

A vistoria realizada no último final de semana aconteceu no distrito de Visconde de Mauá e Rio Preto, contando também com uma barreira sanitária. Durante a última atividade, a equipe responsável pela barreira sanitária fez a medição de temperatura de quem passava pela entrada da Vila de Visconde de Mauá. Em seguida, quem passou pelo local recebeu informações sobre os procedimentos a serem seguidos, como uso obrigatório de máscara, uso de álcool em gel, distanciamento e para evitar aglomerações.  .

Ao todo, 33 pousadas foram vistoriadas e nenhuma estava excedeu o limite máximo de ocupação de 50%. Além desse item, a equipe também verificou a documentação dos estabelecimentos e constatou algumas irregularidades. Os locais com pendências foram notificados e deverão se regularizar junto à gestão municipal. Todos os donos dos estabelecimentos receberam orientações sobre o último decreto da prefeitura e sobre cuidados contra o coronavírus. “A prefeitura está cumprindo um papel importante, tanto através das medidas de segurança estabelecidas, quanto no ato da fiscalização. Vamos continua no próximo final de semana, buscando sempre levar informação e esclarecimento também. A barreira sanitária é outra ação muito importante, pois pode agir de forma preventiva e detectar pessoas com sintomas da doença, através da medição de temperatura”, explica o diretor de Fiscalização de Posturas, Itamar da Costa.

MEDIDAS

Hotéis e pousadas estão autorizados a abrirem e a funcionarem, com capacidade de 50% da ocupação dos leitos. A temperatura corporal dos hóspedes terá que ser medida e, caso seja identificada temperatura superior a 37,7ºC ele deverá ser orientado a procurar atendimento médico especializado. Os estabelecimentos também terão que disponibilizar álcool em gel ou outro sanitizante de eficácia similar nas suas dependências.

De acordo com o decreto, a reabertura dos hotéis e pousadas foi possível após considerar o atual quadro epidemiológico no município que permite a gradual flexibilização da ocupação deste setor. “Considerando os prejuízos acumulados pelos empresários da rede gastronômica e da rede hoteleira das regiões turísticas em consequência das restrições e das paralisações de suas respectivas atividades visando à contenção da disseminação de contaminação pelo novo coronavírus, além da necessidade de se fomentar o desenvolvimento econômico e financeiro no município, zelando-se pelos princípios da justiça social, dentre eles a busca e a manutenção do pleno emprego”, informa o documento.

N.º DE LINHAS: 54

Deixe um Comentário