QUATIS
Em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagens do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), a prefeitura inicia esta semana as obras de recuperação da rodovia estadual RJ-143, que liga o município ao distrito de Amparo, em Barra Mansa. O reparo tem como objetivo contribuir para o segmento agropecuário que, segundo o prefeito Bruno de Souza (PMDB), é essencial para o desenvolvimento econômico e social de Quatis.
A parceria firmada entre as instituições públicas prevê que o município participe do trabalho através da cessão de uma máquina retroescavadeira, um caminhão e dois operários da Secretaria de Desenvolvimento Rural. Já o DER se comprometeu a ceder escória de boa qualidade à prefeitura, no sentido de reforçar o estoque já existente no município, para a conservação e manutenção da RJ-143 e de outras estradas rurais. A quantidade de escória cedida pelo governo estadual ainda está sendo definida.
A estrada se inicia no perímetro urbano de Quatis, nas proximidades do pórtico de acesso à cidade, e vai até o distrito de Barão de Juparanã, em Valença. No entanto, a parceria prevê reforma dos pontos críticos do trecho entre o viaduto de ferrovia do aço, no acesso ao distrito de São Joaquim, em Quatis, até o distrito de Amparo, em Barra Mansa. O trecho a ser recuperado nesta etapa será de aproximadamente 1,2 quilômetros de cumprimento por oito metros de largura. “Vamos realizar os serviços necessários para garantir as condições de escoamento da produção rural e da circulação de veículos, assegurando com isso também o deslocamento das famílias até a área urbana”, disse o prefeito, acrescentando que entre as melhorias planejadas estão colocação de escória, roçada, capina e abertura de espaço destinado ao escoamento da água da chuva.
Parabenizando os produtores pelo Dia do Produtor, em 28 de julho, Bruno de Souza afirmou que reconhece a importância do segmento para o dia a dia da cidade com obras e serviços realizados de forma permanente. Ele lembrou que desde janeiro, por exemplo, a prefeitura tem estado presente nas comunidades rurais, “principalmente para garantir as condições de tráfego nas estradas”. Ele lembrou ainda que vários trechos já foram atendidos com os serviços recuperação das estradas rurais, entre elas, São Joaquim, Falcão, Glicério, Joaquim Leite, Bom Retiro e Santana. “Estamos ampliando cada vez mais a nossa parceria com a Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa no sentido de ampliar os trechos de estradas recuperados”, finalizou.