ITATIAIA
Quatro autos administrativos foram lavrados em 12 vistorias realizadas e um registro de ocorrência, o de número 903. Este é o saldo da operação ocorrida neste sábado, dia 23, em Penedo, durante o terceiro fim de semana consecutivo em que as Secretarias de Planejamento, através do setor de Fiscalização e de Ordem Pública, por meio da Guarda Civil Municipal, inspecionam as atividades de operadores de turismo.
De acordo com o chefe da Fiscalização, Sander Araújo, o saldo da operação foi positivo e mostra um declínio nas autuações administrativas. “As empresas têm procurado a Prefeitura de Itatiaia para se regularizar, renovar seu alvará e pagar taxas. Este trabalho permitiu que identificássemos casos de empresas que há pelo menos seis anos não recolhiam os tributos oriundos de suas atividades. São essas situações que as operações estão buscando sanar”, conta Sander. Ele ainda informa que as principais irregularidades verificadas são a falta de crachá do condutor, inexistência de adesivo identificando a empresa prestadora do serviço e ausência de alvará. “Essa fiscalização não tem data para acabar e o trabalho segue até que não identifiquemos quaisquer irregularidades”, afirma.
Durante a operação um motorista de uma operadora de turismo apresentou, na vistoria, um CPF inválido e informou não ter Carteira de Habilitação. Uma pessoa estava sem cinto de segurança. O condutor saiu correndo para a Estrada do Córrego Frio, abandonando o Bugre e os passageiros. “Houve a necessidade de ir à Delegacia registrar o fato”, conta o Guarda Civil Municipal Mota.