Prefeitura faz melhorias para tratamento de efluentes nas ETEs de Maringá e Maromba

0

ITATIAIA

A prefeitura está avançando na aplicação de melhorias para o tratamento de efluentes nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) de Maringá e Maromba, na região serrana. Desde o fim do ano passado a equipe técnica tem realizado a recuperação de toda a estrutura das duas estações, com a automação de todo o sistema de operação e melhorias nos sistemas de despoluição e combate a odores.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Valter Lúcio da Silva, o modelo de gestão participativa agrega resultado aos esforços empregados nas demandas oriundas destas regiões. “Nossa gestão acontece de forma participativa. Graças ao esforço conjunto entre a Prefeitura, Ministério Público, INEA e a cooperação de moradores e colaboradores, as estações de Maringá e Maromba estão passando por um processo de melhoria contínua. Nós implementamos uma rotina de trabalho em que é possível diagnosticar pendências e dar soluções aos problemas”, diz o secretário, informando que das cinco estações existentes no Município, duas já possuem as licenças de operação regulamentadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), e estão em condições adequadas de operação e com todo o manual de uso atualizado.

AÇÕES SUSTENTÁVEIS

Além destas iniciativas, o novo plano de saneamento básico prevê ações que já estão sendo executadas como o plantio em faixas marginais de proteção e Área de Preservação Permanente (APP).

A coleta de óleo vegetal, por exemplo, acontece em campanhas nas unidades de ensino, uma parceria firmada com o grupo SEB (Arno). A ideia é de que ela possa ser expandida para estabelecimentos comerciais, e associações de bairro.

Ainda este mês, a secretaria também irá participar de uma reunião plenária para assinatura do termo de cooperação técnica referente à elaboração de projeto executivo de esgotamento, com recursos do Comitê de Bacias Hidrográficas do Médio Paraíba.

Deixe um Comentário