Prefeitura faz ação para evitar despejo irregular de resíduos no antigo ‘lixão’ da Vila Maia

0

ITATIAIA

O prefeito Irineu Nogueira, acompanhando do secretário de Meio Ambiente, Rodrigo César Torres de Freitas, vistoriou, esta semana, o antigo “lixão“ da Vila Maia. Irineu foi verificar o local, onde as Secretarias de Meio Ambiente e de Obras e Serviços Públicos estão iniciando trabalho em conjunto, buscando solucionar os problemas de descarte irregular de resíduos que ainda ocorrem na área.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, a ação das duas Secretarias, inicialmente, vai consistir na edificação de barreiras para impossibilitar o despejo irregular de lixo no terreno. “A Secretaria de Meio Ambiente realizou estudo para a remediacão da área e busca junto ao INEA a Licença de Operação e Regularização do local. Vale salientar que qualquer pessoa que for flagrada realizando descarte irregular de lixo e retirando terra será autuada e poderá responder por crime ambiental”, informa Rodrigo.

A parceria entre as Secretarias de Obras e Meio Ambiente pretende também conter eventuais focos de incêndio no local, tão logo se iniciem. Para isso, a Secretaria de Obras vai disponibilizar uma máquina, para debelar o fogo o mais rapidamente possível. “A proposta é cercar a área do antigo ‘lixão’, com a instalação de um portão. A medida visa assegurar que somente pessoal devidamente autorizado tenha acesso ao local”, explicou a Secretaria de Obras e Serviços Públicos.