Prefeitura está com esquema de prontidão neste final de semana para casos de emergências na zona rural de Quatis

0

QUATIS

A Prefeitura montou um esquema de prontidão neste final de semana para casos de emergências na zona rural do município, devido à possibilidade de novas pancadas de chuva. O prefeito Bruno de Souza (MDB) determinou à secretaria de Desenvolvimento Rural que fique de prontidão para atender possíveis chamadas de emergência. A preocupação maior da prefeitura é com relação às estradas rurais, através da quais acontece o escoamento da produção agropecuária da cidade.

Segundo o próprio prefeito, o esquema de prontidão deixará pelo menos 25 trabalhadores da Secretaria de Desenvolvimento Rural do município de sobreaviso visando socorrer as chamadas de urgência. Os servidores de prontidão vão trabalhar com o auxílio de seis máquinas retroescavadeiras e três caminhões. No fim de semana, as chamadas de emergência poderão ser feitas através do telefone 99985-7253 ou diretamente junto aos administradores distritais de São Joaquim e Falcão. Outra alternativa de contato é o telefone do batalhão da Guarda Municipal: 3353-6266.

A Escola Municipal Irmã Elizabete Alves, que se localiza na comunidade quilombola de Santana, na zona rural do Município, permaneceu sem aulas na última sexta-feira, em razão dos transtornos causados pelas chuvas ocorridas nesta semana. Este foi o terceiro dia seguido sem aulas no estabelecimento de ensino, que atende estudantes da educação infantil. A grande quantidade de barro acumulada na estrada de acesso à comunidade impediu a chegada dos professores, que se dirigem diariamente, no começo da manhã, à escola, partindo do Centro da cidade em um ônibus do sistema de transporte escolar da prefeitura. Além disso, estudantes residentes em Santana, mas matriculados em outras fases do ensino fundamental, nas escolas da área urbana, também não estão conseguindo chegar às respectivas unidades de ensino por causa dos estragos causados na estrada entre Quatis e Santana.

Bruno frisou que a administração vem trabalhando desde a última quinta-feira na assistência às quatro estradas afetadas pelas chuvas desta semana: Quatis-Santana, do Pinheiro (região de Joaquim Leite), do Ézinho (região de Falcão) e Quatis-Glicério. A recuperação dos trechos mais afetados vem sendo feita com a colocação de escória. Apesar dos transtornos, os caminhões responsáveis pelo transporte da produção leiteira continuam circulando até as cooperativas da região.

CHUVAS

O esquema de prontidão determinado pelo prefeito para o fim de semana foi motivado em razão da previsão de mais chuvas. De acordo com o Instituto Climatempo, há possibilidades de pancadas de chuvas no final da tarde e durante à noite, nesta sexta-feira e neste sábado e domingo.

Deixe um Comentário