ITATIAIA
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação realiza, nesta quinta-feira, a entrega das telhas para as famílias que tiveram suas residenciais destruídas pelas chuvas na noite do último dia 05. A entrega acontece a partir das 10 horas. O material será entregue em cada residência de acordo com o cadastramento feito pela Prefeitura. Ao todo, 365 telhas serão distribuídas.
No bairro de Vila Flórida, um dos mais afetados pelos fortes ventos, as famílias atingidas receberão o reposicionamento das peças e apoio técnico. A manutenção preventiva é parte do “Programa de Acolhimento das Chuvas” criado pela pasta, para atender aos casos emergenciais.
Segundo o levantamento feito pela equipe da secretaria sofreram com a queda d’água, 35 famílias dos bairros de Vila Pinheiro, Jardim Itatiaia, Campo Alegre, Nova Conquista, Country Club e Inhangapi, além do já citado bairro da Vila Flórida. Não foram registrados casos de vítimas fatais.
Segundo o secretário de Habitação, João Alberto de Oliveira, os períodos em que esses fenômenos acontecem na região são identificados, e posteriormente catalogados para melhorar o trabalho de planejamento que vem sendo adotado. “Tivemos em Itatiaia um período de chuvas de granizo que abalou muito a gente. Principalmente em nossas regiões mais carentes. Então, logo após esse incidente nos reunimos com o prefeito para desenvolvermos um planejamento que pudéssemos atender prontamente necessidades como estas. Agora estamos mais preparados e o trabalho de suporte é contínuo e permanente”, explica o secretário.
O planejamento e estratégias elaboradas previamente no início do ano permitiram que as ações, em parceria com a Defesa Civil, fossem aplicadas de forma rápida e organizadas.
TEMPORAL
Uma forte chuva seguida de rajada de ventos, destelhou casas e provocou a queda de várias árvores no município, no último dia 05. O bairro mais atingido foi o Vila Flórida, onde casas tiveram os telhados destruídos e até muros de algumas residências caíram. De acordo com informações da Defesa Civil, a chuva começou a cair no início da noite. O temporal veio acompanhado de uma ventania que provocou as quedas de árvores e destelhamentos parciais de algumas residências no bairro Vila Flórida. “O volume de chuva registrado em Itatiaia foi de 15 mm. Enquanto que os ventos chegaram a 75 km/h. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos informou que o temporal, embora tenha sido rápido veio seguido de rajadas de vento. A chuva forte na região foi provocada por áreas de instabilidades”, informou um agente, acrescentando que a
Defesa Civil esteve nos locais atingidos pelas chuvas para atender as ocorrências. A Secretaria de Habitação está fazendo o recadastramento das famílias atingidas pela ventania e estão sendo oferecidas lonas e telhas.