Prefeitura entrega nesta quinta-feira obras de reforma da Unidade de Saúde da Família da Capelinha

0

RESENDE

A prefeitura vai entregar, nesta quinta-feira, dia 30, a comunidade da Capelinha, na região da Serra da Mantiqueira, a reforma e revitalização da Unidade de Saúde da Família (USF). A inauguração acontece a partir das 10h30min e a unidade fica no Km 4 da Estrada Resende-Mauá.

Segundo a secretaria de Saúde do município, alguns dos principais problemas enfrentados na estrutura da unidade eram o mofo e as péssimas condições do telhado, que possuía madeiras deterioradas e telhas já quebradas. Além disso, outras marcas do tempo preocupavam e comprometiam a qualidade da unidade. Após a intervenção, todo o piso, que já apresentava rachaduras, foi trocado, assim como o telhado e madeiramento. Visando a manutenção da segurança dos profissionais e da comunidade que utiliza as dependências da USF, as equipes efetuaram uma revisão completa da parte elétrica. A repintura do posto é mais um dos benefícios da obra, atribuindo um ambiente renovado.

A estrutura da USF, que atende a comunidade da Capelinha, conta com recepção, copa, banheiro, sala de procedimento, consultório médico, almoxarifado e consultório odontológico. A USF é um importante ponto de atendimento na zona rural, tendo em vista a distância para as unidades da zona urbana do município, onde ficam os hospitais de maior porte. “As reformas, através do Programa Revitaliza Resende, garantem condições mais dignas de trabalho aos funcionários e a estrutura adequada para que a população seja atendida com qualidade. Sabemos que o cenário da Saúde Pública no país não é bom, mas conseguimos fazer com que Resende hoje se diferencie dessa tendência. Os resultados obtidos recentemente podem ser vistos nas unidades básicas de saúde, assim como na Nova Santa Casa, no Hospital Municipal de Emergência e em outras unidades”, explica o prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas).

SERVIÇOS OFERECIDOS

Entre os serviços oferecidos na unidade estão: consultas médicas com clínico geral, consultas com enfermeira e técnicos de enfermagem, consultas odontológicas, vacinação, aferição de pressão, curativos, nebulização, fisioterapia, realização de exames preventivos, realização de pré-natal, acompanhamento de crianças até cinco anos, grupos de educação em saúde: gestantes, hipertensos, diabéticos, adolescentes. Também são feitos teste do pezinho, visitas domiciliares, eletrocardiograma, verificação de glicemia capilar e planejamento familiar.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !