ITATIAIA
O prefeito interino Imberê Moreira Alves assinou nesta sexta-feira, dia 14, Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) para o desenvolvimento de atividades que incluem cursos, oficinas, seminários e projetos de pesquisa e extensão no município. A assinatura do termo aconteceu no gabinete oficial, na sede da prefeitura, com a presença do reitor da IFRJ, Rafael Barreto Almada. Também participaram da reunião o procurador Geral do município, Fernando Daemon; a secretária de Educação, Kézia Macedo; o secretário de Habitação, Marcos Noronha; o chefe de Gabinete, Fábio Ramos e o subprocurador, Amalry Soares.
Inicialmente serão priorizados cursos de qualificação nas áreas de Acolhimento às Mulheres, Turismo, Educação e Agricultura. “É um grande prazer assinar esse convênio com o município. Sabemos o quanto Itatiaia reconhece a formação como uma forma de desenvolvimento da população e o Instituto gosta de estar com parceiros que trabalham a educação como geração de renda e oportunidades. É uma grande alegria estarmos aqui nesse momento”, disse o reitor.
De acordo com o prefeito Imberê, o Polo de Qualificação será implantado no Colégio Dom Otorino Zanon, em Penedo e a finalidade é capacitar os moradores da cidade para que tenham mais oportunidades de emprego. “Através do Rafael, agradecemos o Instituto e reforçamos que esse é um passo largo que estamos dando em relação a qualificação profissional no município. Estamos aqui prontos para levar a nossa população a um local melhor de trabalho e isso só é possível através da qualificação. Hoje temos algumas empresas, inclusive o setor de turismo, que necessitam de apoio e de pessoas qualificadas para ocupar o espaço no nosso mercado. Vamos preparar o nosso pessoal para que ocupem o seu lugar o nosso município”, destacou Imberê.
IFRJ
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) tem como missão prover a educação profissional, científica e tecnológica. Atualmente a UFRJ conta com 15 unidades e mais de 16 mil alunos matriculados em cursos de vários eixos, entre eles de Qualificação, Formação Inicial e Continuada, Ensino Médio-Técnico, Graduação e Pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).