>
a voz da cidade 970 x 150 px

Prefeitura e Inea promovem reunião estratégica com moradores de Amparo

Por Carol Macedo
bnr am aniv resende 970x150

BARRA MANSA

Agentes da Secretaria de Meio Ambiente Barra Mansa, além de técnicos do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) realizaram na noite desta terça-feira, 16, reunião com moradores do distrito de Amparo com a finalidade de tratar sobre o REVIS (Refúgio de Vida Silvestre).  O encontro teve o objetivo de aproximar a comunidade com os órgãos visando o desenvolvimento de projetos e ações de fomento à preservação ambiental, economia e ao turismo.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Azevedo, explicou que enquanto Unidade de Conservação, o REVIS não é um impedimento as atividades rurais. “Ao contrário, a idéia é promover melhorias, regramentos e novas opções para que a área seja utilizada com maior efetividade no que tange ao aproveitamento ambiental e econômico, como por exemplo, no fomento às atividades turísticas e ecoturísticas em função das belíssimas cachoeiras e mirantes, do artesanato e restaurantes existentes no distrito”.


O gerente de unidade de conservação e recursos hídricos da Secretaria, Douglas Muniz, destacou que tanto a Prefeitura quanto o Inea podem auxiliar os proprietários da localidade com os serviços de fornecimento de placas de sinalização das unidades de conservação alem de poder colaborar na manutenção, limpeza e roçada das trilhas ecológicas, além de auxiliá-los na construção de mirantes, em Áreas de visitação abertas ao público das unidades  “São ações aparentemente simples, mas que trazem eficiência ao turismo. Para se ter idéia, o mirante do Monumento Natural Serra da Beleza, localizado entre as cidades de Barra Mansa, Barra do Piraí e Valença, recebe por fim de semana em torno de 600 visitantes. Queremos construir novos mirantes, criando possibilidades de geração de emprego e renda nos arredores”.

O REVIS Serra do Rio Bonito é um fragmento florestal que tem o objetivo de assegurar a preservação de remanescentes da Mata Atlântica, especificamente da região do Médio Paraíba, além de recuperar áreas já degradadas ali presentes, além de oferecer oportunidades de visitação, recreação, interpretação, educação ambiental e pesquisa científica, conciliadas à conservação do ecossistema
Alem assegurar a continuidade dos serviços ambientais  de prestados pela natureza, como o controle de enchentes, recarga de aquíferos e proteção dos recursos hídricos, de  encostas, do solo e a manutenção da temperatura e umidade.

O Monumento Natural Estadual Serra da Beleza foi criado em 2017 pelo Decreto Estadual nº 45.989 com uma área de 5.473,78 hectares, que sobrepôs o REVIS Municipal Serra do Rio Bonito, com area aproximada de 1 mil hectares.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos