BARRA MANSA
Agentes da Secretaria de Meio Ambiente Barra Mansa, além de técnicos do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) realizaram na noite desta terça-feira, 16, reunião com moradores do distrito de Amparo com a finalidade de tratar sobre o REVIS (Refúgio de Vida Silvestre). O encontro teve o objetivo de aproximar a comunidade com os órgãos visando o desenvolvimento de projetos e ações de fomento à preservação ambiental, economia e ao turismo.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Azevedo, explicou que enquanto Unidade de Conservação, o REVIS não é um impedimento as atividades rurais. “Ao contrário, a idéia é promover melhorias, regramentos e novas opções para que a área seja utilizada com maior efetividade no que tange ao aproveitamento ambiental e econômico, como por exemplo, no fomento às atividades turísticas e ecoturísticas em função das belíssimas cachoeiras e mirantes, do artesanato e restaurantes existentes no distrito”.
O gerente de unidade de conservação e recursos hídricos da Secretaria, Douglas Muniz, destacou que tanto a Prefeitura quanto o Inea podem auxiliar os proprietários da localidade com os serviços de fornecimento de placas de sinalização das unidades de conservação alem de poder colaborar na manutenção, limpeza e roçada das trilhas ecológicas, além de auxiliá-los na construção de mirantes, em Áreas de visitação abertas ao público das unidades “São ações aparentemente simples, mas que trazem eficiência ao turismo. Para se ter idéia, o mirante do Monumento Natural Serra da Beleza, localizado entre as cidades de Barra Mansa, Barra do Piraí e Valença, recebe por fim de semana em torno de 600 visitantes. Queremos construir novos mirantes, criando possibilidades de geração de emprego e renda nos arredores”.
O REVIS Serra do Rio Bonito é um fragmento florestal que tem o objetivo de assegurar a preservação de remanescentes da Mata Atlântica, especificamente da região do Médio Paraíba, além de recuperar áreas já degradadas ali presentes, além de oferecer oportunidades de visitação, recreação, interpretação, educação ambiental e pesquisa científica, conciliadas à conservação do ecossistema
Alem assegurar a continuidade dos serviços ambientais de prestados pela natureza, como o controle de enchentes, recarga de aquíferos e proteção dos recursos hídricos, de encostas, do solo e a manutenção da temperatura e umidade.
O Monumento Natural Estadual Serra da Beleza foi criado em 2017 pelo Decreto Estadual nº 45.989 com uma área de 5.473,78 hectares, que sobrepôs o REVIS Municipal Serra do Rio Bonito, com area aproximada de 1 mil hectares.