ITATIAIA
Mais uma escola será reformada no município por meio de incentivo fiscal. O prefeito Irineu Nogueira e o Condomínio Comercial Log formalizaram nesta terça-feira, dia 29, um Termo de Cooperação, para a realização de obras de reforma e conservação na Escola Municipal Geralda Alves, no bairro Vila Esperança. O empreendimento vai utilizar, como contrapartida pelos benefícios recebidos, recursos repassados por meio da Lei de Inventivos Fiscais do município. Além de Irineu, participaram da assinatura do documento os secretários de Desenvolvimento Econômico, José Luiz Xavier, Márcia Sabadini e de Administração Tributária, Renato Viegas, além do supervisor do Condomínio Comercial Log, Antônio Macedo.
Esta primeira etapa das obras foi acertada entre o empreendimento e a direção da unidade escolar, após uma visita técnica que definiu os serviços que deverão ser realizados inicialmente, bem como o cronograma para execução dos trabalhos. O supervisor do Condomínio Comercial Log, Antônio Macedo, reforçou que a ideia é viabilizar as obras o mais rápido possível, tão logo os trâmites burocráticos sejam encaminhados.
A secretária de Educação, Márcia Sabadini, destaca a importância do apoio da iniciativa privada na reforma e manutenção de unidades escolares. “Esta parceria onde os empreendedores usam parte do percentual concedido em projetos que contemplam questões sociais gera benefícios para as comunidades contempladas”, disse Márcia.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Luiz Xavier, ressalta a boa relação que o governo municipal construiu com a iniciativa privada. Segundo Xavier, por conta disto a cidade está colhendo frutos importantes, como a realização de obras em escolas, como o Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, uma das unidades de ensino atendidas por essa parceria. “Ali a Ibrame realizou importantes serviços. Agora, o condomínio Comercial Log soma-se a esta iniciativa. Estamos em contato com a empresa para, se possível ampliar este termo de cooperação, potencializando as obras que serão realizadas na Escola Geralda Alves”, afirma o secretário.
ÚNICA PRÉ-ESCOLA DA VILA ESPERANÇA
A diretora da Escola Municipal Geralda Alves, Renata Alves Sardanha disse que a unidade escolar é a única Pré-Escola do bairro Vila Esperança. Nela estudam atualmente 49 crianças, entre quatro e seis anos, em uma turma de Pré II, no primeiro turno, e duas de Pré I, no segundo turno. A equipe da escola é composta de 16 funcionários, sendo uma diretora geral, duas orientadoras, uma coordenadora, uma auxiliar de secretaria, quatro professoras, um professor de educação física, dois auxiliares, duas merendeiras e duas serventes. A unidade surgiu como creche comunitária em 11 de dezembro de 1994, idealizada pela moradora da localidade, Marlene Alves Corrêa. Devido à falta de condições financeiras para manter os trabalhos, a entidade encerrou suas atividades em dezembro de 2008. Em fevereiro de 2012, a prefeitura reinaugurou o espaço, como pré-escola, sob o nome de Escola Municipal Geralda Alves, em homenagem a mãe da antiga presidente Marlene Alves.