Prefeitura divulga cronograma semanal de vacinação contra Covid-19 em Resende

0

RESENDE

O governo municipal esquematizou mais um cronograma semanal para executar o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. O calendário segue até sexta-feira, dia 9, com etapas em postos de saúde do município e pelo Sistema Drive-thru, que as pessoas não precisam sair do veículo, na Área de Exposições, no bairro Morada da Colina.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, quem possui cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) será vacinado nas unidades de saúde, sem necessidade de agendamento prévio. Já as pessoas que estão fora da área de cobertura da ESF deverão comparecer à Área de Exposições, na data e hora marcadas, a partir da confirmação por ligação telefônica do cadastro feito no site institucional da prefeitura (www.resende.rj.gov.br).

Nesta quarta-feira, dia 7, e sexta-feira, 9, no período das 8 horas ao meio-dia, os Postos de Saúde estarão disponíveis para a vacinação da população geral de 41 e 42 anos ou mais (quem não conseguiu comparecer antes). Estas pessoas são cobertas pela Estratégia Saúde da Família. Este grupo receberá a primeira dose do imunizante anticovid na unidade de saúde de sua referência. Não precisa de agendamento, deverá apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

Na quinta-feira, dia 8, das 8 horas ao meio-dia, os postos de saúde estarão abertos para a aplicação da segunda dose da vacina em idosos acima de 64 anos de idade, cobertos pela ESF. Este público, que recebeu a primeira dose da AstraZeneca no dia 15 de abril, deve comparecer à sua unidade de saúde de referência, munido de identidade com foto e cartão de vacinação.

O prefeito, Diogo Balieiro Diniz, explicou que o novo esquema semanal foi elaborado, considerando a chegada de mais doses nos últimos dias. “As vacinas são aplicadas de acordo com o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, respeitando os critérios definidos pelo Ministério da Saúde. O município já atingiu mais de 50% da população vacinável com a primeira dose aplicada; também ganhou destaque como um dos primeiros do país a imunizar os profissionais da Educação (da Educação Infantil ao Ensino Superior), no mês de abril. De forma responsável e segura, vamos protegendo cada vez mais os moradores da nossa cidade”, frisa Diogo. O chefe do Executivo alerta, que, mesmo após a imunização, todos devem continuar seguindo os protocolos de segurança sanitária, usando máscaras de proteção; higienizando as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% e mantendo o distanciamento social adequado.

GESTANTES E LACTANTES

Ainda nos dias 7 e 9, as unidades de saúde vacinarão as gestantes e as puérperas com 45 dias pós-parto, com e sem comorbidade, além de lactantes, de 46 dias até 12 meses. Seguindo novas recomendações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro, as gestantes e puérperas com e sem comorbidade só poderão ser vacinadas a partir de prescrição médica após avaliação individualizada de risco-benefício. Vale destacar que as gestantes e as puérperas, que ainda não tenham sido vacinadas, devem apresentar laudo médico para a administração das vacinas, além de documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência.

As gestantes devem levar também cartão de pré-natal. Já as puérperas e lactantes devem apresentar caderneta da criança ou certidão de nascimento do(a) filho(a). Estas mulheres deverão se dirigir ao Posto de Saúde mais próxima de sua casa, nos dias de vacinação divulgados pela prefeitura, entre 8 horas e meio-dia, para a primeira dose.

Deixe um Comentário