RESENDE
Os moradores das localidades da Serrinha do Alambari, Visconde de Mauá, Bagagem, Rio Preto e Fumaça se depararam na manhã de sexta-feira, dia 14, com a falta de linhas de ônibus para se deslocarem até o Centro da cidade. A Viação São Miguel, que opera o sistema de transporte coletivo do município, encaminhou na noite de quinta-feira, dia 13, um comunicado informando que faria uma paralisação das linhas para os distritos, bem como reduzir os horários dentro do perímetro urbano, devido a impossibilidade de aquisição de óleo diesel e também pelas negativas do poder público em permitir que o valor das passagens seja reajustado.
Para evitar a paralisação transporte coletivo para os distritos e na área rural do município, a prefeitura utilizou própria frota para minimizar os prejuízos e transtornos que a suspensão vai causar aos moradores dessas localidades. A Prefeitura de Resende, em comunicado divulgado nas redes sociais no final da noite de quinta-feira, informou que disponibilizou veículos da frota própria para atender os moradores. Para isso, foi montado um horário de transporte com 25 veículos, sendo um ônibus, quatro micro-ônibus, quatro vans e 16 veículos de passeio. Os veículos para as localidades de Fumaça, Rio Preto e Serrinha, Visconde de Mauá e Engenheiro Passos e o distrito de Engenheiro Passos, em dois horários, no período da manhã e no início da noite.
A empresa São Miguel, em nota divulgada, informou que decidiu pela paralisação das linhas para os distritos devido a impossibilidade de aquisição de óleo diesel e também pelas negativas do poder público em permitir que o valor das passagens seja reajustado. “A empresa vem sendo impactada desde 2020 com a pandemia da Covid-19. Um cenário que agravou com os reajustes de 40% de aumento no preço do diesel, com a grande quantidade de gratuidade no transporte de passageiros e, também, a falta de fiscalização sobre o transporte clandestino, que diminuiu o número de usuários nos coletivos. Somado a isso, a empresa já vem a mais de três anos sem as correções tarifárias a que tem direito, pois o poder público negou qualquer reajuste”, informa a nota.
“A Viação São Miguel lamenta o impacto que essa decisão poderá causar aos que utilizam transporte coletivo, e aguarda um retorno do Poder Municipal para que tudo seja resolvido o mais rápido possível”, esclarece a empresa.
Já no final da tarde desta sexta-feira, dia 14, a Viação São Miguel, enviou outra nova nota enviada a imprensa disse que a partir deste sábado, dia 15, os serviços de transporte público no município serão reestabelecidos. “A Viação São Miguel informa que conseguiu resolver parcialmente o problema de aquisição do diesel, e que a partir do dia 15 será restabelecido o atendimento das linhas afetadas. A Viação São Miguel agradece a compreensão da população resendense”, informou a São Miguel.
A Prefeitura de Resende, disse na noite desta sexta-feira, dia 14, que vai continuar a disponibilizar veículos caso a Viação São Miguel continue com a paralização dos serviços. “A prefeitura estará disponibilizando veículos para garantir o ir e vir da população, afirmou a administração municipal.