RESENDE
Cerca de 200 canos de descarga e escapamentos adulterados foram destruídos nesta semana pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Segurança. Os equipamentos haviam sido apreendidos durante operações de fiscalização e foram inutilizados no pátio do Parque de Exposições Francisco Fortes Filho, no bairro Morada da Colina. O prefeito Tande Vieira acompanhou a ação.
De acordo com a administração municipal, esta é a segunda destruição de escapamentos irregulares realizada em 2025. Somadas as duas operações, quase 400 motocicletas em situação irregular já foram retiradas de circulação no município neste ano, em razão do uso de equipamentos que provocam barulho excessivo e desrespeitam a legislação de trânsito.

Ação contou com a presença do prefeito Tande Vieira – Redes Sociais
O prefeito Tande Vieira destacou que a iniciativa busca garantir o bem-estar da população e a ordem urbana. “Esses escapamentos perturbam a paz da cidade, prejudicam o descanso das famílias, dos autistas, dos idosos, das crianças e de quem precisa acordar cedo para trabalhar. Nosso compromisso é com uma cidade mais organizada, segura e tranquila”, afirmou.
Durante a ação, o prefeito também alertou para a existência de escapamentos adulterados com dispositivos que permitem reduzir temporariamente o ruído ao se aproximar de operações policiais ou da Guarda Municipal, voltando a produzir barulho excessivo logo depois. Segundo ele, a prática representa abuso e falta de consideração com a população.
A Prefeitura de Resende informou que as fiscalizações vão continuar, com atuação integrada da Secretaria de Segurança, da Guarda Municipal e dos agentes de trânsito, reforçando o combate à poluição sonora e às irregularidades no trânsito.

