VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), vai entregar na próxima semana os certificados para os alunos do Programa de Inclusão Produtiva. Mais mil pessoas se formaram no primeiro semestre de 2024. Desde 2021, foram mais de sete mil pessoas qualificadas para o mercado de trabalho ou para empreender individualmente, pelas oficinas de Capacitação e Inclusão Produtiva e do Projeto Novos Horizontes – Acessuas Trabalho.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Rosane Marques, a Branca, os alunos do primeiro semestre de 2024 vão receber os certificados de conclusão do curso entre os dias 2/9 (segunda-feira) e 6/9 (sexta-feira). “Os instrutores estarão nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), nos mesmos dias e horários que os cursos foram realizados, para entregar os diplomas”, avisou.
Ela explicou que neste semestre não haverá a tradicional festa de formatura para os alunos das oficinas. “Isso se dá devido a adequações necessárias nos processos de trabalho de toda a prefeitura, em respeito à legislação eleitoral, em vigor até o fim das eleições de 2024, seguindo orientações da Procuradoria Geral do Município”, explicou a secretária.
As oficinas do Programa de Inclusão Produtiva acontecem semestralmente nos Cras e nos Centros de Inclusão Produtiva (CIP) Vila Mury e Vila Rica, e são voltadas para pessoas com idade acima de 16 anos. No primeiro semestre do ano, as opções foram: Artesanato; Artes em Crochê; Artes com Pintura em Vidros; Costura Criativa; Customização e Bordado; Cabeleireiro; Barbeiro; Trancista; Massagem Relaxante; Manicure e Design de Unhas; Designer de Sobrancelhas; Serigrafia; Corte e Costura; Culinária; e Garçom.
E o Projeto Novos Horizontes – Acessuas Trabalho é voltado para pessoas com idade entre 14 a 64 anos e tem como meta a realização de oficinas de orientação para o mundo do trabalho. Essas oficinas compreendem espaços de reflexão, conscientização e discussão sobre temas relacionados ao mundo do trabalho.
Vagas para o segundo semestre
A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que já estão disponíveis as vagas para as turmas do segundo semestre das oficinas do Programa de Inclusão Produtiva. Os interessados devem procurar a unidade de Cras mais próxima de sua casa para fazer a inscrição.