*Evento voltado para mulheres acontece na Vila Santa Cecília em Volta Redonda*
VOLTA REDONDA
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), promoveu neste sábado, 11, o “Mulheres em Ação” em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. O evento reuniu na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, mulheres empreendedoras do Fórum Economia Solidária (Ecosol/VR), artesãs, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e da Defensoria Pública do Estado, além do caminhão do Cabelo, oferecendo corte e tranças de graça para mulheres e homens.
A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Glória Amorim, abriu o evento chamando todas as mulheres para ficarem ao seu lado e falou sobre a importância das mulheres que iniciaram a luta por direitos, que ainda não acabou.
“O mês de março é um mês para comemorar as políticas públicas conquistadas, mas também de refletir. É importante, pelo Dia da Mulher, refletir sobre os avanços e conquistas de direitos, por uma sociedade mais evoluída, visando a garantia de mais empregos, mais educação, melhor atendimento na saúde e políticas de empoderamento e autonomia para as mulheres”, disse dona Glória.
A diretora de Políticas para as Mulheres, Ludmila Aguiar, afirmou que o “Mulheres em Ação”, veio para comemorar, ofertar serviços, nortear informações, celebrar o protagonismo da mulher e também fazer uma reflexão sobre as violência ainda sofridas. “O evento ainda teve o objetivo de divulgar o trabalho de mulheres empreendedoras”, falou.
A defensora pública do Estado, Ana Luiza Moraes, comentou os avanços na parte jurídica. “Ainda temos que avançar mais, porém, já acumulamos conquistas como a Lei Maria da Penha, as medidas protetivas e atendimento especializado”, afirmou.
O evento começou com clássicos da MPB nas vozes do Coral Municipal e teve ainda aula de dança com profissionais da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), palestra com a coach Karina Lomar com tema “Mulheres que brilham, você nasceu para brilhar” e a roda de conversa “Construindo redes de apoio para a prevenção da violência contra mulheres”, mediada por representantes do Núcleo de Atenção às Violências Estruturais (Nave/UFF).
E cada mulher aproveitou como preferiu. Jussara Carvalho elogiou a iniciativa da secretaria em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “Vou fazer as sobrancelhas e sair bonitona daqui”, contou.
Já Marivalda Brito de Souza afirmou que todo evento social é bom para a comunidade. “Temos que prestigiar dessas ações, aproveitar os serviços e adquirir conhecimento. “Tem muitas coisas boas voltadas para mulheres aqui hoje, mas sempre participo desses eventos públicos. São oportunidades que não devemos perder. Eu participo de todos”, disse.