Uma força-tarefa foi realizada ontem pela prefeitura, através da Defesa Civil, Guarda Municipal, Secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura; e Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban), com o objetivo de realizar uma reintegração de posse em uma das principais áreas verdes da cidade, a Fazenda do Ingá. A prefeitura conseguiu o direito de reaver a área, invadida há 15 anos, através de uma ação judicial.
O processo para reintegração de posse foi em 2015, mas a prefeitura não tinha ainda retirado os materiais do local. A informação foi da secretária de Meio Ambiente, Daniela Vasconcelos. “A Fazenda do Ingá é uma área de suma importância para o município, estamos atentos a qualquer violação do local”, completou.
Com relação às áreas invadidas em toda a cidade, a Procuradoria Geral também está fazendo um levantamento. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Rafael Champion, a intenção é saber se existem outras áreas onde a prefeitura já ganhou o direito de fazer a reintegração de posse e não o fez. “Nesse caso da Fazenda do Ingá, o processo se arrasta desde 2002 e hoje (ontem) estamos realizando a reintegração”, destacou.
Durante a ação, a força tarefa flagrou uma pessoa fazendo a capina de uma área dentro da Fazenda do Ingá. “Pedimos para que ele interrompesse o trabalho. Ele disse que foi contratado para fazer o serviço. Orientamos, portanto, que ele interrompesse a capina e orientasse o contratante a procurar o poder público. Vamos voltar aqui nos próximos dias para fiscalizar novamente”, informou o coordenador da Defesa Civil.
Segundo o prefeito Samuca Silva, não serão permitas ocupações irregulares e as áreas públicas serão preservadas. Ele determinou recentemente a criação de um grupo de trabalho intersetorial que está fazendo o mapeamento das áreas de Volta Redonda.