Prefeitura de Volta Redonda promove Caminhada Contra o Câncer

0

Uma grande caminhada contra o câncer foi realizada hoje em Volta Redonda. A concentração começou cedo na Praça Pandiá Calógeras, na Vila Santa Cecília. As mulheres eram a maioria é a coordenação estava a cargo da Secretaria de Políticas Para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, junto com a Secretaria de Saúde. Segundo a Guarda Municipal, cerca de 400 pessoas participaram do evento.
As mulheres promoveram um apitaço e desceram a Rua 33 cantando e dançando para despertar a atenção para o segundo Dia D da campanha Outubro Rosa, contra o câncer e de incentivo aos exames preventivos.
Se detectada a doença logo no início, as possibilidades de tratamento e cura são bem maiores, segundo os profissionais de Saúde.
Dayse Penna, Secretária da Mulher, frisou que o objetivo. “ Queremos chamar a atenção das mulheres para que elas cuidem mais da própria saúde, porque esta é uma atitude de amor para si e para a família fazer rotineiramente os exames preventivos contra a doença que ataca as mulheres”.
Alguns homens e crianças também participaram da Caminhada. O engenheiro Erick Andrian, 39 anos, disse que há quatro anos perdeu a mãe vítima de um câncer no colo do útero:
“Esta é uma causa muito nobre e para todos que buscam essa conscientização, da necessidade dos exames preventivos. Infelizmente, quando a doença foi descoberta, já era tarde demais. Somos iguais doenças, onde a prevenção é fundamental”, enfatizou.
Caminhada foi aprovada pelo público
“É preciso fazer os exames uma ou duas vezes no ano”, afirma dona Maria das Graças, 69 anos. “Ninguém sabe o dia de amanhã, por isto homens e mulheres devem adotar a prevenção para viver com saúde, ter uma boa alimentação, amar mais, sorrir mais”, frisou Ricardo mariano, 51 anos, técnico de manutenção.
“Eu faço exames preventivos de 6 em 6 meses. Não podemos nos descuidar”, comenta Elaine Carvalho, 44 anos.
O Serviço de Autônomo de Água e Esgoto (Saae) fez a distribuição de água na Praça Brasil, onde alguns exames médicos foram colocados à disposição das pessoas interessadas pelos parceiros do evento.
O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, lembra que a campanha Outubro Rosa está chegando ao final, mas as unidades de saúde do município continuam fazendo os exames que as mulheres precisam:
“A prevenção tão necessária, continua pelas equipes no posto de saúde mais próximo da residência nos dias úteis, de segunda a sexta feira. A prevenção é o melhor tratamento para uma boa saúde”, concluiu.

error: Conteúdo protegido !