VOLTA REDONDA
Em homenagem ao Mês da Mulher, celebrado neste mês, a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), em parceria com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), promoveu na quarta-feira, dia 26, o ‘Encontro Delas – Vozes Femininas’. O evento, que reuniu cerca de 500 pessoas no auditório do campus Aterrado do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-Ferp), abordou os temas temas segurança, política, carreira e saúde foram abordados por mulheres que se destacam nessas áreas no município.
No período da tarde, o evento foi exclusivo para servidoras da prefeitura e contou com a participação da gerente-geral do setor de Gente e Gestão da CSN, Ana Paula Gonçalves; da delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam-VR) de Volta Redonda, Juliana Montes; da vereadora Carla Duarte, ex-secretária municipal de Assistência Social; e da médica Juliana Monteiro, ginecologista e obstetra, responsável técnica da Policlínica da Mulher de Volta Redonda.
À noite, o encontro foi aberto à comunidade e reuniu mulheres que se inscreveram previamente para participar, além de estudantes dos cursos de direito e administração do UGB. O público, além de acompanhar a roda de conversa com a gerente da CSN, a delegada da Deam e a vereadora, assistiu ao espetáculo ‘Marias’, do coletivo homônimo, que faz parte do projeto “Garoto Cidadão”, da Fundação CSN.
FORÇA E A RESISTÊNCIA FEMININA
De acordo com a coordenadora do projeto, Sabine Barbosa, a montagem ‘Marias: Identidade, Ancestralidade e Brasilidade’ foi criada especialmente para o Mês da Mulher. “O musical celebra a força e a resistência feminina, ressaltando a importância do protagonismo das mulheres, além de fazer uma homenagem às raízes culturais afro-brasileiras”, disse.
A subsecretária da Smas, Larissa Garcez, que também participou da roda de conversa, destacou que a apresentação do Coletivo Marias emocionou a todos. “A performance despertou nos presentes a consciência do papel fundamental de cada mulher na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A energia e a mensagem transmitida por elas reforçaram a importância de continuarmos avançando, unidas e empoderadas, rumo à conquista de mais direitos, respeito e oportunidades”, afirmou.
Larissa explicou que a proposta do evento realizado à tarde era oferecer uma experiência enriquecedora e de cuidado com a saúde da mulher. O encontro trouxe informações sobre temas essenciais, como saúde feminina, segurança e, principalmente, a importância do autocuidado. Além de proporcionar um espaço para troca de conhecimentos, o momento também serviu como reflexão sobre o papel fundamental das profissionais que conduziram a roda de conversa na sociedade. “Na segunda sessão, o público foi diversificado. O auditório reuniu estudantes, trabalhadoras, mulheres do projeto ‘Mulheres Mãos à Obra’, da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH), usuárias dos nossos serviços e representantes dos grupos de convivência da Melhor Idade. A diversidade refletiu exatamente o propósito do encontro: proporcionar uma noite de informação e reflexão para todas as mulheres, independentemente de sua trajetória ou função”, comentou.
TEMAS FUNDAMENTAIS
A programação abordou temas fundamentais, como o mercado de trabalho, conduzido pela gerente-geral do setor de Gente e Gestão da CSN, Ana Paula Gonçalves. Com interação do público, ela falou sobre as conquistas femininas, o poder que as mulheres têm em mãos, os desafios que ainda enfrentam e a importância de ocupar espaços. A delegada da Deam, Juliana Montes, abordou os direitos da mulher e os serviços disponíveis para garantir maior segurança na sociedade.
A vereadora Carla Duarte afirmou que o evento dialogou diretamente com sua história, motivo pelo qual se emocionou. “Foi uma troca de experiências entre mulheres em diferentes momentos de vida, fortalecendo umas às outras nesse processo. Além disso, houve a integração de diferentes setores econômicos e do poder público. O prefeito Neto [Antonio Francisco Neto] tem uma visão empoderadora sobre a participação da mulher, nos incentivando a ocupar esses espaços, e isso se refletiu no evento, desde a apresentação cultural até os relatos das convidadas. Tudo isso me motivou ainda mais a buscar soluções no Legislativo para que as mulheres de Volta Redonda tenham mais oportunidades e, consequentemente, sejam ainda mais livres”, declarou.
A empreendedora Ana Lúcia Gomes, proprietária de um box no Mercado Popular da Avenida Amaral Peixoto, no Centro, chegou cedo para assistir ao evento. “Gosto muito de palestras sobre autoconhecimento e tenho certeza de que as experiências das convidadas me trarão lições valiosas para minha vida. Conhecimento não ocupa espaço e nos impulsiona para frente”, disse.
A gerontóloga Márcia Borges, que atua na área de saúde mental, também se inscreveu antecipadamente para participar do encontro. “Vim pela troca de experiências e sei que levarei conselhos valiosos para minha vida pessoal e profissional”, concluiu.
Prefeitura de Volta Redonda e CSN promovem evento ‘Encontro Delas – Vozes Femininas’
Encontro reuniu cerca de 500 pessoas, em duas sessões, para conversar sobre segurança, política, carreira e saúde a partir da experiência de mulheres destaques nessas áreas de atuação

O evento aconteceu no auditório do campus Aterrado do UGB-Ferp, no Aterrado - Geraldo Gonçalves/Secom